Anitta deixa 1º lugar no ranking global do Spotify após três dias no topo

Grupo inglês Glass Animals volta a assumir liderança com a canção "Heat waves"; outras faixas da funkeira têm aumento de 40% nas reproduções
 (Reprodução/Instagram)
(Reprodução/Instagram)
A
Agência O Globo

Publicado em 28/03/2022 às 12:50.

Última atualização em 28/03/2022 às 12:59.

A cantora Anitta deixou, nesta segunda-feira, 28, a primeira posição do Top Global do Spotify, tocador de música e podcasts mais utilizado no mundo. Por três dias — desde a última quinta-feira, 24 —, a canção Envolver se consagrou como a mais escutada no planeta. Nesse período, outra faixas da artista brasileira tiveram um aumento de 40% nas reproduções, de acordo com a plataforma.

A música em espanhol, que se tornou um fenômeno digital após a coreografia do clipe viralizar em redes sociais, ultrapassou, ao longo desses três dias, o hit Heat waves, do grupo inglês Glass Animals, que agora retoma a dianteira no ranking, com a mesma faixa.

Brasil sil sil

Anitta, no entanto, faz frente à banda inglesa, e se mantém em segundo lugarno pódio global. Envolver tem cerca de 3,8 milhões de reproduções diárias na plataforma, enquanto Heat waves tem 4,1 milhões.

Na esteira movida pela carioca que faz 29 anos na próxima quarta-feira, 30, outras produções brasileiras também chegaram ao ranking mundial nesta semana. Dançarina, de Pedro Sampaio e MC Pedrinho, alcançou, nesta quinta-feira, o 40º lugar na lista. E Sentadona, feita por nomes como Luísa Sonza e DJ Gabriel do Borel, atingiu a 45ª posição.

No topo há dois meses

Fenômeno no Hemisfério Norte, o hit da banda Glass Animals ocupava o primeiro lugar do Top Global do Spotify desde o fim de janeiro, algo raro no mercado da música atualmente. A banda só foi destronada dessa posição no dia 24 de março, por Anitta.

Com um clipe filmado durante a pandemia, Heat waves encontrou seu caminho para o sucesso com a popularidade conquistada entre os gamers (ela entrou na trilha sonora do jogo de futebol FIFA 2021 e foi divulgada entre a comunidade de youtubers de Minecraft) e, mais tarde, numa trend que viralizou no TikTok.

Funk no páreo

Envolver, canção em espanhol lançada por Anitta em novembro de 2021, é a primeira obra de uma artista brasileira a alcançar o topo do ranking global de músicas mais ouvidas.

Em uma semana, Envolver subiu do 17º lugar para o primeiro lugar graças, sobretudo, à coreografia que viralizou no TikTok. A funkeira é a primeira artista brasileira a ingressar no Top 10, desbancando músicas de Lil Nas X, Ed Sheeran e Justin Bieber, Adele e Camila Cabello.

De acorco com o Spotify, os dez países que mais têm escutado o hit Envolver são Brasil, México, Estados Unidos, Chile, Peru, Argentina, Espanha, Colômbia, Equador e Guatemala. No YouTube, 45% do consumo do clipe da música vem do Brasil.