Quer conhecer a ONU? Programa de diplomacia está com inscrições abertas

Nações Unidas oferece programa de imersão em Genebra, na Suíça. Veja como participar
Sede da ONU em Genebra, na Suíça: o projeto é uma iniciativa do Instituto de Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas (UNITAR) e é realizado três vezes ao ano (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
Sede da ONU em Genebra, na Suíça: o projeto é uma iniciativa do Instituto de Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas (UNITAR) e é realizado três vezes ao ano (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
A
Ana Resende Quadros, da Universidade do IntercâmbioPublicado em 29/06/2022 às 18:05.

A Organização das Nações Unidas (ONU) está com inscrições abertas para um programa de imersão em Genebra, na Suíça.

O projeto é uma iniciativa do Instituto de Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas (UNITAR) e é realizado três vezes ao ano.

O objetivo do programa é dar aos participantes a oportunidade de desenvolver suas habilidades e ganhar conhecimentos na área de diplomacia. Assim, a ONU espera que essas pessoas estejam mais preparadas para atuar em qualquer ambiente internacional.

Como funciona o projeto?

A Imersão da ONU  acontece em duas fases: a primeira é um treinamento online de quatro semanas e a segunda é uma visita de campo de cinco dias na cidade de Genebra. Apesar de o pacote completo ser dividido em duas partes, é possível fazer cada uma das fases do programa de maneira autônoma.

O curso online consiste no Programa de Treinamento Online de Jovens Líderes da ONU. Ele acontece 28 dias antes da visita a Genebra e os participantes precisam estudar entre 6 e 8 horas por semana para finalizá-lo no prazo. O treinamento é dividido em quatro módulos:

  • Módulo 1: As Nações Unidas;
  • Módulo 2: Conferência Diplomática;
  • Módulo 3: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;
  • Módulo 4: Comunicação Intercultural.

Já a imersão em Genebra dura cinco dias. Neste período, os selecionados vão assistir palestras, fazer oficinas de treinamento, participar de conferências multilaterais e sessões de desenvolvimento de carreira, além de fazer visitas guiadas. A maioria das atividades serão realizadas no Palácio das Nações, mas os participantes também terão acesso a outros prédios da ONU, como:

  • Escritório das Nações Unidas em Genebra (UNOG);
  • Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH);
  • Organização Mundial do Comércio (OMC);
  • Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV);
  • Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Além de trabalhar as habilidades de Relações Internacionais dos participantes, a Imersão também é uma oportunidade para desenvolver um bom networking. Segundo o UNITAR, um dos objetivos do programa é “oferecer acesso às instituições e funcionários da ONU para construir redes e obter insights sobre os próximos passos da carreira”.

Quem pode participar da imersão?

Tanto o programa de imersão quanto o curso online de treinamento estão disponíveis para todos os públicos. De acordo com o UNITAR, os candidatos podem vir tanto do setor público quanto privado, além de ONGs, think tanks e do mundo acadêmico. Não importa a sua área de formação, desde que você tenha um grande interesse pelas Nações Unidas.

Ainda que todos sejam bem-vindos a se candidatar, haverá uma seleção para o programa. De acordo com a ONU, 30 candidatos serão selecionados para a visita de campo, enquanto o curso de treinamento online pode ter até 50 participantes.

Apesar disso, características como idade, idioma ou formação não interferem na distribuição de vagas. O único critério de seleção será a ordem de inscrição. Ou seja, pessoas que fizerem a candidatura com antecedência terão mais chances de participar da imersão.

Como se inscrever para o programa?

Para se inscrever no programa de Imersão da ONU basta acessar o site oficial do programa e se registrar dentro do prazo estipulado.

Atualmente, estão abertas as inscrições para todas as modalidades das edições de agosto e de inverno. Já a edição de julho aceita apenas inscrições para a Visita de Campo.

A edição de julho da Visita acontece entre 18 e 22 de julho em Genebra e é possível se registrar até o dia 14 de julho. As demais edições têm um prazo maior para inscrição, que pode ser feita em apenas uma modalidade ou em um pacote com o treinamento virtual e a visita a Genebra. Funciona da seguinte maneira:

  • Visita de Campo da Edição de Agosto (entre 22 e 26 de agosto, em Genebra): recebe inscrições até o dia 18 de agosto.
  • Curso Online de Agosto (entre 25 de julho e 19 de agosto): é possível se inscrever até o dia 21 de julho.
  • Programa completo com curso online e visita de Agosto (entre 25 de julho e 26 de agosto): recebe inscrições até o dia 21 de julho.
  • Visita de Campo Edição de Inverno (entre 30 de janeiro e 03 de fevereiro de 2023): recebe inscrições até 25 de janeiro de 2023.
  • Curso Online de Inverno (entre 2 e 27 de janeiro): é possível se inscrever até o dia 28 de dezembro.
  • Programa completo com curso online e visita de Inverno (entre 2 de janeiro e 3 de fevereiro): recebe inscrições até o dia 28 de dezembro.

Para participar de qualquer uma das modalidades da Imersão das Nações Unidas é necessário pagar o valor da taxa de inscrição. Os cursos virtuais custam 750 dólares, enquanto apenas as visitas de campo custam US$ 2.300,00.

Quem faz a Imersão da ONU completa, que inclui o treinamento online e a visita de campo em Genebra, precisa pagar uma taxa de 3.880 dólares. Nesta versão, o programa inclui a hospedagem na cidade, mas passagens, vistos e seguros não fazem parte do pacote.

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.

Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.