Acompanhe:
seloCarreira

Quer conhecer a ONU? Programa de diplomacia está com inscrições abertas

Nações Unidas oferece programa de imersão em Genebra, na Suíça. Veja como participar

Modo escuro

Continua após a publicidade
Sede da ONU em Genebra, na Suíça: o projeto é uma iniciativa do Instituto de Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas (UNITAR) e é realizado três vezes ao ano (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Sede da ONU em Genebra, na Suíça: o projeto é uma iniciativa do Instituto de Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas (UNITAR) e é realizado três vezes ao ano (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

A
Ana Resende Quadros, da Universidade do Intercâmbio

Publicado em 29 de junho de 2022 às, 18h05.

A Organização das Nações Unidas (ONU) está com inscrições abertas para um programa de imersão em Genebra, na Suíça.

O projeto é uma iniciativa do Instituto de Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas (UNITAR) e é realizado três vezes ao ano.

O objetivo do programa é dar aos participantes a oportunidade de desenvolver suas habilidades e ganhar conhecimentos na área de diplomacia. Assim, a ONU espera que essas pessoas estejam mais preparadas para atuar em qualquer ambiente internacional.

Como funciona o projeto?

A Imersão da ONU  acontece em duas fases: a primeira é um treinamento online de quatro semanas e a segunda é uma visita de campo de cinco dias na cidade de Genebra. Apesar de o pacote completo ser dividido em duas partes, é possível fazer cada uma das fases do programa de maneira autônoma.

O curso online consiste no Programa de Treinamento Online de Jovens Líderes da ONU. Ele acontece 28 dias antes da visita a Genebra e os participantes precisam estudar entre 6 e 8 horas por semana para finalizá-lo no prazo. O treinamento é dividido em quatro módulos:

  • Módulo 1: As Nações Unidas;
  • Módulo 2: Conferência Diplomática;
  • Módulo 3: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;
  • Módulo 4: Comunicação Intercultural.

Já a imersão em Genebra dura cinco dias. Neste período, os selecionados vão assistir palestras, fazer oficinas de treinamento, participar de conferências multilaterais e sessões de desenvolvimento de carreira, além de fazer visitas guiadas. A maioria das atividades serão realizadas no Palácio das Nações, mas os participantes também terão acesso a outros prédios da ONU, como:

  • Escritório das Nações Unidas em Genebra (UNOG);
  • Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH);
  • Organização Mundial do Comércio (OMC);
  • Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV);
  • Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Além de trabalhar as habilidades de Relações Internacionais dos participantes, a Imersão também é uma oportunidade para desenvolver um bom networking. Segundo o UNITAR, um dos objetivos do programa é “oferecer acesso às instituições e funcionários da ONU para construir redes e obter insights sobre os próximos passos da carreira”.

Quem pode participar da imersão?

Tanto o programa de imersão quanto o curso online de treinamento estão disponíveis para todos os públicos. De acordo com o UNITAR, os candidatos podem vir tanto do setor público quanto privado, além de ONGs, think tanks e do mundo acadêmico. Não importa a sua área de formação, desde que você tenha um grande interesse pelas Nações Unidas.

Ainda que todos sejam bem-vindos a se candidatar, haverá uma seleção para o programa. De acordo com a ONU, 30 candidatos serão selecionados para a visita de campo, enquanto o curso de treinamento online pode ter até 50 participantes.

Apesar disso, características como idade, idioma ou formação não interferem na distribuição de vagas. O único critério de seleção será a ordem de inscrição. Ou seja, pessoas que fizerem a candidatura com antecedência terão mais chances de participar da imersão.

Como se inscrever para o programa?

Para se inscrever no programa de Imersão da ONU basta acessar o site oficial do programa e se registrar dentro do prazo estipulado.

Atualmente, estão abertas as inscrições para todas as modalidades das edições de agosto e de inverno. Já a edição de julho aceita apenas inscrições para a Visita de Campo.

A edição de julho da Visita acontece entre 18 e 22 de julho em Genebra e é possível se registrar até o dia 14 de julho. As demais edições têm um prazo maior para inscrição, que pode ser feita em apenas uma modalidade ou em um pacote com o treinamento virtual e a visita a Genebra. Funciona da seguinte maneira:

  • Visita de Campo da Edição de Agosto (entre 22 e 26 de agosto, em Genebra): recebe inscrições até o dia 18 de agosto.
  • Curso Online de Agosto (entre 25 de julho e 19 de agosto): é possível se inscrever até o dia 21 de julho.
  • Programa completo com curso online e visita de Agosto (entre 25 de julho e 26 de agosto): recebe inscrições até o dia 21 de julho.
  • Visita de Campo Edição de Inverno (entre 30 de janeiro e 03 de fevereiro de 2023): recebe inscrições até 25 de janeiro de 2023.
  • Curso Online de Inverno (entre 2 e 27 de janeiro): é possível se inscrever até o dia 28 de dezembro.
  • Programa completo com curso online e visita de Inverno (entre 2 de janeiro e 3 de fevereiro): recebe inscrições até o dia 28 de dezembro.

Para participar de qualquer uma das modalidades da Imersão das Nações Unidas é necessário pagar o valor da taxa de inscrição. Os cursos virtuais custam 750 dólares, enquanto apenas as visitas de campo custam US$ 2.300,00.

Quem faz a Imersão da ONU completa, que inclui o treinamento online e a visita de campo em Genebra, precisa pagar uma taxa de 3.880 dólares. Nesta versão, o programa inclui a hospedagem na cidade, mas passagens, vistos e seguros não fazem parte do pacote.

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.

Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.

Últimas Notícias

Ver mais
Três coisas que você nunca deve fazer no trabalho, segundo uma especialista em RH
seloCarreira

Três coisas que você nunca deve fazer no trabalho, segundo uma especialista em RH

Há 4 horas

Aviso Prévio: o que é, como funciona e principais tipos
seloCarreira

Aviso Prévio: o que é, como funciona e principais tipos

Há 4 horas

Concurso Caixa: edital é divulgado nesta quinta com mais de 4 mil vagas e salários de até R$ 14 mil
seloCarreira

Concurso Caixa: edital é divulgado nesta quinta com mais de 4 mil vagas

Há 5 horas

"Há 3 caminhos para ser advogado nos EUA", diz brasileira que apostou na carreira internacional
seloCarreira

Brasileira ensina 3 formas de se tornar advogado nos EUA

Há 17 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais