Carreira

Perguntamos ao ChatGPT como fazer um bom currículo, veja resposta

Perguntamos ao ChatGPT, programa de Inteligência Artificial (IA) que virou tendência em 2023, como elaborar o currículo perfeito em 5 passos

ChatGPT  (Nikolas Kokovlis/NurPhoto/Getty Images)

ChatGPT (Nikolas Kokovlis/NurPhoto/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 5 de março de 2023 às 10h00.

Por NaPrática

O ChatGPT, programa de Inteligência Artificial (IA) que virou tendência em 2023, ajuda usuários online com respostas rápidas sobre qualquer assunto.

Embora ainda haja ajustes a serem feitos em alguns conteúdos, especialmente quando ligados a questões muito específicas, a caixa de diálogos têm chamado atenção por sua precisão.

E como a criatividade das pessoas não têm fim, tem gente querendo saber sobre os assuntos mais inusitados. O título mundial do Palmeiras, por exemplo, foi encontrado pela plataforma. O plano de dominação das máquinas, porém, permanece escondido pela IA.

Bom, mas o que o Na Prática tem a ver com isso?

Tudo, ora!

A gente resolveu perguntar ao ChatGPT como podemos fazer um currículo perfeito para enviar para processos seletivos. A seguir, confira o que a máquina respondeu.

O currículo perfeito em 5 passos, segundo o ChatGPT

#1. Comece com um resumo profissional

Escreva um resumo curto e conciso sobre suas qualificações e experiências relevantes. Inclua informações sobre sua formação acadêmica, habilidades e realizações que possam destacar você em relação a outros candidatos. Evite informações desnecessárias e foque em destacar seus pontos fortes.

#3. Destaque sua experiência profissional

Liste suas experiências profissionais em ordem cronológica reversa, começando com o cargo mais recente. Inclua o nome da empresa, o cargo que ocupou, o período em que trabalhou e as principais responsabilidades e realizações. Certifique-se de destacar habilidades relevantes para a vaga que você está se candidatando.

#3. Destaque sua formação acadêmica

Liste suas qualificações e formação acadêmica em ordem cronológica reversa, começando com o grau mais recente. Inclua o nome da instituição, o grau obtido e as datas de conclusão.”

#4. Destaque suas habilidades e competências

“Liste suas habilidades e competências relevantes para a vaga que você está se candidatando. Certifique-se de incluir habilidades técnicas e habilidades interpessoais. Use exemplos concretos para demonstrar suas habilidades.”

#5. Revise e edite cuidadosamente

“Leia o seu currículo com atenção, verificando erros de gramática, ortografia e pontuação. Certifique-se de que o layout do currículo esteja limpo e fácil de ler. Peça a um amigo ou mentor para revisar seu currículo e dar feedback construtivo.”

Dica extra do ChatGPT para montar o currículo

Lembre-se de adaptar seu currículo para cada vaga que você está se candidatando e manter a informação clara e concisa. Um currículo bem escrito e bem estruturado pode ajudá-lo a se destacar como um candidato qualificado.

Acompanhe tudo sobre:CurrículosChatGPT

Mais de Carreira

Os países mais procurados por brasileiros para estudar e trabalhar, segundo a Belta

24 milhões de empregos até 2030: mercado trilionário cresce, mas com poucos talentos qualificados

“Por que devo te contratar?”: como responder a essa pergunta na entrevista de emprego

O que é ponto facultativo e quem tem direito?

Mais na Exame