O preço do status em 6 objetos de desejo

Conheça os objetos de desejo dos executivos brasileiros e as alternativas para não arruinar a fatura do cartão

São Paulo - Para mais de 70% dos brasileiros, produtos mais caros têm qualidade superior. E 75% ficam mais felizes quando compram marcas conhecidas. É o que mostra o estudo Hábitos de Compra do Consumidor, da empresa de pesquisa de mercado Mintel.

Essa realidade é ainda mais forte no mundo corporativo. "Dependendo de onde trabalha, você é julgado por seu sapato, relógio ou celular", diz Jeaninne Mettes, da consultoria de marca Brand Up. VOCÊ S/A fez um levantamento dos produtos campeões de audiência no alto escalão das empresas brasileiras.

Se você também tem fetiche por eles, a boa notícia é que há alternativas para desfrutar de seu glamour sem comprometer a fatura do cartão de crédito.

Relógio Luminor Panerai

Entre os jovens executivos que querem fugir do tradicional Rolex, é uma das marcas mais procuradas  

Preço: 21.600 reais o modelo básico, à vista.

Por que é febre? É uma das poucas marcas de expressão surgidas fora da Suíça e ainda não é tão famosa — nem tão falsificada — quanto a Rolex.

Vale a pena? Para quem entende do assunto, um bom relógio pode ser um investimento. "Se você comprar o modelo certo, tem a chance de que ele valorize no futuro", afirma Marcelo Rea, sócio-diretor da ForLife Consultoria Financeira.

Mala Rimowa

O modelo cabine, que se encaixa perfeitamente no compartimento de bagagem dos aviões, é um dos favoritos dos executivos

Preço: O modelo Salsa Air Iata, um dos mais vendidos, sai por 1.100 reais.

Por que é febre? O design da mala é facilmente reconhecível, com frisos verticais.  Ou seja: quem conhece a reputação da marca certamente reconhecerá sua mala. Feita de polipropileno, material usado na fabricação de janelas de avião, a Rimowa é ultrarresistente e a mais leve do mundo.

Vale a Pena? Existem opções de marcas tão boas quanto ela, como a Samsonite e Lansay, por menos da metade do preço da Rimowa.


iPhone 5S

Para quem busca status não basta ter o iPhone. É preciso ter o modelo mais recente do aparelho

Preço: A versão com 64 GB, com maior capacidade de armazenamento, custa 3.599 reais. 

Por que é febre? A grande diferença entre o iPhone 5S e o modelo anterior é o leitor de impressão digital que destrava o aparelho. A câmera é mais precisa, o processador é mais rápido e a bateria dura mais. 

Vale a pena? Considerando o custo-benefício da nova versão em relação à anterior, o investimento não compensa. Um de seus grandes diferenciais, a internet 4G, só está disponível em seis cidades do país.

Bolsa Hermès

 O modelo Birkin, feito de maneira quase inteiramente artesanal, demora de 20 a 48 horas para ser produzido

Preço: No Brasil, a versão mais cara, de couro de crocodilo, custa cerca de 120.000 reais.

Por que é febre? Usadas por famosas desde os anos 50, quando a própria diva Grace Kelly batizou um modelo, as bolsas da marca atualmente seduzem celebridades como Victoria Beckham e Beyoncé. 

Vale a pena? Pelo preço da Birkin, dá para comprar 100 modelos da marca Kate Spade, outra queridinha das executivas, e não repetir a bolsa por mais de três meses.

Trench Coat Burberry

Pense em uma estrela de Hollywood, homem ou mulher. Essa pessoa muito provavelmente já usou um casaco da marca

Preço: Tanto o modelo feminino como o masculino custam 4.600 reais no Brasil.

Por que é febre? Além de leves, impermeáveis e bem cortados, os casacos carregam o emblema de uma marca que veste a família real britânica.

Vale a pena? Se a ideia é contar com o glamour de alguma peça da marca, compre o guarda-chuva, bem mais "em conta", por 1.050 reais e evite entrar no cheque especial.

Capa com bateria

Uma capa de celular que funciona como bateria extra

Preço: A Mophie Juice Pack Air para o iPhone 5, à venda na loja da Apple, custa 399 reais.

Por que é febre? Em uso constante, a bateria de um telefone celular costuma durar de 6 a 10 horas. Mas as capas de celular com bateria mais do que dobram o tempo de uso do aparelho e podem salvar você em aeroportos ou quando falta tempo para recarregar o telefone.

Vale a pena? Se o telefone é uma ferramenta de trabalho e você já sofreu prejuízo por ficar incomunicável, vale. Alguns fabricantes oferecem versões do produto com preços mais em conta. Procure e evite surpresas desagradáveis.  

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.