Nova York a Paris: veja as melhores bolsas para estudar no exterior

Quer estudar no exterior? Confira bolsas de estudos com inscrições abertas em universidades nos Estados Unidos, França, Austrália e outros países
 (LeoPatrizi/Getty Images)
(LeoPatrizi/Getty Images)
E
Estudar ForaPublicado em 15/05/2022 às 09:00.

Por Estudar Fora

Como todos os meses, o Estudar Fora compilou as melhores bolsas de estudo com inscrições abertas! Você vai encontrar a seguir as melhores oportunidades de bolsas de estudo para começar seu curso no exterior no segundo semestre de 2022 ou a partir de 2023.

Se você está em busca de uma bolsa de estudos com inscrições abertas, está no lugar certo! As bolsas são voltadas para estudantes falantes de língua portuguesa do Brasil e de países, como Angola, Moçambique e Portugal. Confira a seguir as melhores oportunidades de maio.

Leia também:

Há opções para graduação, mestrado e doutorado nos destinos mais procurados por quem deseja uma bolsa de estudos para estudar fora.

Bolsas para Graduação

Santander Universidades

O programa de mobilidade acadêmica do Banco Santander oferece permanentemente bolsas de estudo para graduação, pós-graduação, cursos de curta duração presenciais e online. Confira a página com as oportunidades Becas Santander com inscrições abertas para brasileiros.

Bolsas de estágio na Austrália

Bolsas de até 100% para a Monash University, da Austrália

A australiana Universidade Monash está com inscrições abertas para bolsas de até 100% para cursos de graduação e pós-graduação. O programa é voltado para estudantes internacionais com potencial de liderança e que topem ser embaixadores da instituição durante o período de vigência das bolsas.

Os subsídios cobrem 100% dos custos das mensalidades dos cursos e são válidos para todos os programas de graduação e pós-graduação, com exceção das formações em medicina e MBA.

Leia mais no link (disponível aqui). O próximos período de inscrição se encerra no dia 30 de julho.

Bolsas de até 100% para graduação e pós na Universidade de Sydney

A Universidade de Sydney oferece uma série de bolsas de estudo parciais e integrais para estudantes de graduação e pós-graduação em pesquisa. Os subsídios maiores são para os programas de mestrado, doutorado e PhD, entretanto, há opções menores para graduandos.

Mais informações sobre as bolsas de estudo neste link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever até o dia 30 de setembro de 2022.

Bolsas de até 100% para graduação e pós na Universidade de Nova Gales do Sul

A Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW Sydney) está com inscrições abertas para bolsas de até 100% em cursos de graduação e pós-graduação. Os subsídios são voltados para estudantes internacionais, que podem concorrer a algumas modalidades de bolsas de estudo.

O principal programa chama International Scientia Coursework e contempla os custos totais das mensalidades ou oferece um subsídio de $20.000 anuais. O segundo maior programa UNSW Business School International Pathways Award é voltado para alunos de Negócios e inclui um auxílio financeiro de $15.000. Para concorrer, é necessário realizar a application tradicional dos programas.

Mais informações sobre as bolsas no link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever até o dia 31 de julho de 2022.

Bolsas de estágio no Cazaquistão

Cazaquistão oferece 550 bolsas de estudo para graduação e pós

O Governo da República do Cazaquistão acaba de abrir a edição de 2022 do programa de bolsas de estudo para estudantes internacionais. Serão, ao todo, 550 oportunidades para alunos de graduação, mestrado e doutorado, vindos de todos os países do mundo – com exceção de nativos do próprio Cazaquistão.

Para se inscrever, é necessário comprovar a formação anterior, enviar uma carta de apresentação, uma carta de recomendação, comprovante de fluência nos idiomas inglês, alemão ou francês, entre outros documentos.

Mais informações no link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever até o dia 30 de julho.

Bolsas de estudo nos Estados Unidos

Bolsas da Fundação Estudar para o Grace Hopper Celebration, maior evento de tecnologia do mundo para mulheres

A Fundação Estudar vai selecionar 6 estudantes universitárias brasileiras para participarem do Grace Hopper Celebration, maior evento de tecnologia voltado para mulheres no mundo, que acontecerá em Orlando, nos Estados Unidos, entre os dias 20 e 23 de setembro.

Ao todo, serão 6 ingressos concedidos para pessoas que se identificam com o gênero feminino e não-binárias – sendo 3 para o evento presencial (destinados a estudantes que vivem nos Estados Unidos), e 3 para o evento online (destinados a estudantes que moram no Brasil) para se juntar à delegação feminina que a Fundação Estudar está apoiando!

As inscrições devem ser feitas através do link (disponível aqui) até o dia 20 de maio.

Bolsas de 60% para cursos de verão em Nova York

State University of New York (SUNY), dos Estados Unidos, está com inscrições abertas para bolsas de estudo para cursos de curta duração nas turmas de 2023 ou 2024. Os subsídios são de 60% do valor dos programas, que são nas áreas de Estratégia, Finanças, Gestão de Projetos, Marketing e Sustentabilidade.

Com duração de 3 semanas, os cursos são oferecidos nos meses de janeiro ou julho. As aulas contam com experiências em campo com visitas monitoradas a empresa da região e têm foco em fornecer aos estudantes novas perspectivas, ferramentas e habilidades do mundo dos negócios.

Mais informações sobre as bolsas no link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever até o dia 10 de maio. 

Bolsas de até 100% para cursos de curta duração em Gestão e Negócios nos EUA

LAIOB (Latin American Institute of Business) está oferecendo bolsas de até 100% para cursos imersivos de Negócios na University of Akron, em Ohio, nos Estados Unidos. Os programas executivos são voltados para quem procura progressão de carreira, atualização profissional, networking internacional e aprimoramento do inglês  Mais informações no link (disponível aqui). As inscrições podem ser feitas através deste link (disponível aqui) até o dia 29 de maio.

Bolsas de estudo na Holanda

Bolsas para graduação e mestrado na Holanda

A edição de 2022 das Holland Scholarships, bolsas de estudo do Ministério Holandês da Educação, Ciência e Cultura, está com inscrições abertas para estudantes internacionais de graudação e pós-graduação que desejam ingressar em uma das universidades do país.

As bolsas oferecem um subsídio de 5 mil euros para o primeiro ano dos estudos. Estudantes que desejam se informar com conselheiros das universidades do país, podem participar de um evento online gratuíto que acontece no próximo dia 18 de novembro.

Confira neste link (disponível aqui). mais informações sobre as bolsas e como participar do evento. Interessados devem se inscrever até o dia 1 de fevereiro ou 1 de maio de 2022.

Bolsas de estudo na Reino Unido

Como estudar na University College London com bolsas de estudo integrais

University College London, uma das melhores instituições de ensino do Reino Unido, abre anualmente as inscrições para bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes internacionais de graduação e pós-graduação. Na edição de 2022, serão oferecidas 100 oportunidades para alunos aprovados nos em um dos programas oferecidos pela universidade.

Mais informações sobre as bolsas de estudo para graduação neste link (disponível aqui).

Bolsas de estudo na República Tcheca

Universidade de Praga especializada em meio ambiente é opção acessível para brasileiros

A Universidade Tcheca de Ciências da Vida de Praga (Czech University of Life Sciences Prague), ou CZU, é uma instituição pública centenária localizada em um dos mais antigos e seguros centros urbanos da Europa, na cidade de Praga, na República Tcheca. Ela oferece diversos cursos de graduação e pós com foco nas áreas relacionadas a questões ambientais. Em meio à crescente preocupação com as consequências do aquecimento global, a tendência para os próximos anos é que essa área atraia cada vez mais a atenção do mundo. Leia mais sobre as bolsas neste link (disponível aqui).

Bolsas de Pós-Graduação

Santander Universidades

O programa de mobilidade acadêmica do Banco Santander oferece permanentemente bolsas de estudo para graduação, pós-graduação, cursos de curta duração presenciais e online. Confira a página com as oportunidades Becas Santander com inscrições abertas para brasileiros.

Bolsas de estudo na Alemanha

Confira nossa página com todas as bolsas DAAD neste link.

Bolsas integrais para programa de fellowship na Alemanha

A Fundação Alexander von Humboldt está com inscrições abertas para o programa de German Chacellor Fellowship para estudantes de pós-graduação. O programa oferece 60 bolsas de estudo com auxílio mensal, sendo cerca de 10 delas exclusivas para brasileiros.

Mais informações sobre o programa de fellowship neste link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever até o dia 15 de outubro de 2022.

Bolsas de estudo na Austrália

Bolsas de até 100% para a Monash University, da Austrália

A australiana Universidade Monash está com inscrições abertas para bolsas de até 100% para cursos de graduação e pós-graduação. O programa é voltado para estudantes internacionais com potencial de liderança e que topem ser embaixadores da instituição durante o período de vigência das bolsas.

Os subsídios cobrem 100% dos custos das mensalidades dos cursos e são válidos para todos os programas de graduação e pós-graduação, com exceção das formações em medicina e MBA.

Leia mais no link (disponível aqui). O próximos período de inscrição se encerra no dia 30 de julho.

Bolsas de até 100% para graduação e pós na Universidade de Sydney

A Universidade de Sydney oferece uma série de bolsas de estudo parciais e integrais para estudantes de graduação e pós-graduação em pesquisa. Os subsídios maiores são para os programas de mestrado, doutorado e PhD, entretanto, há opções menores para graduandos.

Mais informações sobre as bolsas de estudo neste link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever até o dia 30 de setembro de 2022.

Bolsas de até 100% para graduação e pós na Universidade de Nova Gales do Sul

A Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW Sydney) está com inscrições abertas para bolsas de até 100% em cursos de graduação e pós-graduação. Os subsídios são voltados para estudantes internacionais, que podem concorrer a algumas modalidades de bolsas de estudo.

O principal programa chama International Scientia Coursework e contempla os custos totais das mensalidades ou oferece um subsídio de $20.000 anuais. O segundo maior programa UNSW Business School International Pathways Award é voltado para alunos de Negócios e inclui um auxílio financeiro de $15.000. Para concorrer, é necessário realizar a application tradicional dos programas.

Mais informações sobre as bolsas no link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever até o dia 31 de julho de 2022.

Bolsas de estudo no Brasil

Fulbright busca por pesquisadores brasileiros que estudam Amazônia

O programa de bolsas dos Estados Unidos Fulbright acaba de lançar uma iniciativa com foco em estudos sobre a Amazônia e promoção de “uma bacia amazônica saudável”. O projeto está a procura de pesquisadores do Brasil e Estados Unidos que possam integrar as equipes participantes.

Leia mais no link (disponível aqui). As propostas e dúvidas sobre a iniciativa devem ser enviadas até o dia 31 de maio.

Bolsas de estágio no Cazaquistão

Cazaquistão oferece 550 bolsas de estudo para graduação e pós

O Governo da República do Cazaquistão acaba de abrir a edição de 2022 do programa de bolsas de estudo para estudantes internacionais. Serão, ao todo, 550 oportunidades para alunos de graduação, mestrado e doutorado, vindos de todos os países do mundo – com exceção de nativos do próprio Cazaquistão.

Para se inscrever, é necessário comprovar a formação anterior, enviar uma carta de apresentação, uma carta de recomendação, comprovante de fluência nos idiomas inglês, alemão ou francês, entre outros documentos.

Mais informações no link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever até o dia 30 de julho.

Bolsas de estudo na China

Schwarzman Scholars: bolsas integrais para mestrado em inglês na China

A partir do dia 13 de abril, estarão abertas as inscrições para a edição de 2022 do programa Schwarzman Scholars, que oferece bolsas de estudo integrais para um curso de mestrado em Global Affairs na Universidade de Tsinghua, localizada em Pequim, e considerada uma das melhores universidades do mundo. O programa tem duração de um ano.

Mais informações sobre as bolsas neste link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever até 20 de setembro.

Bolsas de estudo nos Estados Unidos

Fundação Boustany oferece bolsas para MBA em Cambridge e em Harvard

A suíça Boustany Foundation está com inscrições abertas para bolsas de estudo integrais para estudantes que desejam realizar um MBA em duas das melhores universidades do mundo: Harvard e Cambridge. Para candidatar-se, é necessário ser aceito por uma das duas instituições para, depois, solicitar as bolsas.

As Boustany MBA Harvard Scholarship e Cambridge Scholarship são oferecidas a cada dois anos, de forma intercalada, para os programas de MBA das duas instituições. As inscrições para 2022/2023 estão abertas e vão até 15 de maio de 2022 (para Cambridge) ou 31 de maio de 2023 (para Harvard).

Bolsas da Fundação Estudar para o Grace Hopper Celebration, maior evento de tecnologia do mundo para mulheres

A Fundação Estudar vai selecionar 6 estudantes universitárias brasileiras para participarem do Grace Hopper Celebration, maior evento de tecnologia voltado para mulheres no mundo, que acontecerá em Orlando, nos Estados Unidos, entre os dias 20 e 23 de setembro.

Ao todo, serão 6 ingressos concedidos para pessoas que se identificam com o gênero feminino e não-binárias – sendo 3 para o evento presencial (destinados a estudantes que vivem nos Estados Unidos), e 3 para o evento online (destinados a estudantes que moram no Brasil) para se juntar à delegação feminina que a Fundação Estudar está apoiando!

Saiba mais sobre o GHC em https://ghc.anitab.org/
Qualquer dúvida enviar e-mail para fellowshiptech@estudar.org.br

As inscrições devem ser feitas através do link (disponível aqui) até o dia 20 de maio.

Bolsas de 60% para cursos de verão em Nova York

State University of New York (SUNY), dos Estados Unidos, está com inscrições abertas para bolsas de estudo para cursos de curta duração nas turmas de 2023 ou 2024. Os subsídios são de 60% do valor dos programas, que são nas áreas de Estratégia, Finanças, Gestão de Projetos, Marketing e Sustentabilidade.

Com duração de 3 semanas, os cursos são oferecidos nos meses de janeiro ou julho. As aulas contam com experiências em campo com visitas monitoradas a empresa da região e têm foco em fornecer aos estudantes novas perspectivas, ferramentas e habilidades do mundo dos negócios.

Mais informações sobre as bolsas no link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever até o dia 10 de maio. 

Governo dos EUA oferece bolsas integrais para fellowship de liderança

Estão abertas as inscrições para a Hubert H. Humphrey Fellowship da Comissão Fulbright. As bolsas do governo dos EUA oferecem um ano de aperfeiçoamento profissional para pessoas que trabalhem no setor público ou 3º setor, com tudo pago.

O programa tem duração de 10 meses e, durante o período, os candidatos selecionados serão alocados de acordo com a sua área de interesse em uma das 13 universidades parceiras do programa – entre elas, MITCornell e Boston University. Mais informações no link (disponível aqui). As inscrições vão até 31 de maio.

Bolsas de até 100% para cursos de curta duração em Gestão e Negócios nos EUA

LAIOB (Latin American Institute of Business) está oferecendo bolsas de até 100% para cursos imersivos de Negócios na University of Akron, em Ohio, nos Estados Unidos. Os programas executivos são voltados para quem procura progressão de carreira, atualização profissional, networking internacional e aprimoramento do inglês  Mais informações no link (disponível aqui). As inscrições podem ser feitas através deste link (disponível aqui) até o dia 29 de maio.

Bolsas de estudo na França

Campus France oferece bolsas para brasileiros estudarem na França

Um dos maiores programas fomento do governo francês são as bolsas Eiffel, voltadas para estudantes internacionais que desejam fazer um curso de mestrado ou doutorado em uma das diversas instituições francesas. São diversas bolsas disponíveis ao longo de too o ano. Confira mais informações sobre a as bolsas Eiffel e como funciona a Campus France neste link (disponível aqui).

Bolsas integrais para mestrado na Universidade Paris-Saclay

A Universidade Paris-Saclay, instituição pública localizada na França, está com inscrições abertas para bolsas de estudo de €10.000 anuais, que cobrem todos os custos das mensalidades dos programas. Os alunos aprovados para receberem as bolsas também têm a possibilidade de solicitar um auxílio de custo adicional de €1.000 para viagens e retirada do visto.

As bolsas são renováveis por até dois anos, a depender da duração do programa escolhido. Para concorrer às bolsas os estudantes devem, antes, serem aprovados nos processos seletivos tradicionais para os programas de mestrado. Mais informações no link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever até o dia 7 de maio.

Bolsas de estudo em Israel

Bolsas para pós-graduação na Universidade de Tel Aviv

A Universidade de Tel Aviv (TAU), em Israel, está oferecendo bolsas para brasileiras(os) em seus programas de Pós-Graduação em inglês. A bolsa, oferecida pelo Brasil Scholarship Fund (BSF), cobre 50% do valor dos programas (ou 40%, no caso do International LLM). Para concorrer, o candidato deve ser aceito pela universidade e então se candidatar à bolsa através de um formulário.

Bolsas de estudo na Itália

Bolsas de mestrado com auxílio de até R$ 31 mil na Universidade de Milão

A Universidade de Milão (Università degli Studi di Milano Statale) está com inscrições abertas para 155 bolsas de estudo para estudantes de mestrado no programa Milan Excellence. Os subsídios são integrais e parciais e podem incluir um subsídio de €6.000, cerca de R$ 31.532.

Podem se inscrever alunos de qualquer nacionalidade. Para a edição deste ano, serão disponibilizadas 100 bolsas de 100% e outras 55 que cobncluem, além dos valores das mensalidades, um subísidio de €6.000. Mais informações no link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever até o dia 30 de maio de 2022.

Bolsas de estudo na Rússia

Bolsas integrais em exatas e biológicas no Skoltech, na Rússia

O Instituto Skolkovo de Ciência e Tecnologia, ou Skoltech, está com inscrições abertas para bolsas integrais de mestrado e doutorado em programas das áreas de exatas e biológicas. As aulas são ministradas em inglês.

Além de cobrir o valor das mensalidades, os subsídios incluem convênio médico e um auxílio mensal de 40.000 RUR para mestrandos e 75.000 RUR para doutorandos. Mais sobre o programa neste link (disponível aqui). A data limite para inscrição no mestrado é 10 de julho e, para o doutorado, 31 de julho.

Bolsas de estudo no Reino Unido

Bolsas para mestrado da Glasgow Caledonian University

A Glasgow Caledonian University está com inscrições abertas para bolsas de £15.000 para estudantes de mestrado internacionais. O valor cobre até o valor total das mensalidades dos programas.

O critério de seleção analisa o compromisso social dos estudantes e os candidatos inscritos devem comprovar como “contribuíram para o ‘bem comum”. Algumas das perguntas que devem ser respondidas, são:

  • Você já ajudou outros menos afortunados?
  • Você montou um projeto voltado para ajudar sua comunidade?
  • Você já fez trabalho voluntário?

Mais informações sobre as bolsas de estudo neste link (disponível aqui). As datas limites para inscrição variam de acordo com o programa de mestrado. Veja a lista de programas oferecidos neste link (disponível aqui).

Bolsas integrais de mestrado na University of the Arts London

A UAL (University of the Arts London) está com inscrições abertas para bolsas de estudo de £50.000 para estudantes internacionais de mestrado. O subsídio cobre os custos totais das mensalidades e incluem auxílio moradia e custo de vida.

As bolsas são voltadas para estudantes cuja família possua renda anual de até £50.000 (cerca de R$ 938 mil). Para solicitar os subsídios, o estudante deve ser aprovado em um dos programas de mestrado da UAL.

Mais informações sobre as bolsas neste link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever até o dia 13 de junho.

Como estudar na University College London com bolsas de estudo integrais

University College London, uma das melhores instituições de ensino do Reino Unido, abre anualmente as inscrições para bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes internacionais de graduação e pós-graduação. Na edição de 2022, serão oferecidas 100 oportunidades para alunos aprovados nos em um dos programas oferecidos pela universidade.

Mais informações sobre as bolsas de estudo para graduação neste link (disponível aqui).

Bolsas de estudo sem lugar definido

Rotary: 30 bolsas integrais de mestrado e curso preparatório em 6 países

A associação Rotary International está com inscrições abertas para o programa de fomento estudantil Rotary pela Paz. Para a edição de 2022-23, serão oferecidas 130 bolsas de estudo, sendo 50 para programas de mestrado e 80 para o curso de aperfeiçoamento profissional.

São 50 bolsas integrais para cursos com duração de 15 a 24 meses nas áreas de paz, prevenção e resolução de conflitos nas seguintes instituições: Duke University e University of North Carolina, Chapel Hill, dos EUA; International Christian University, do Japão; University of Bradford, da Inglaterra; University of Queensland, da Austrália; e Uppsala University, da Suécia.

Mais informações no link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever até o dia 31 de maio. 

Site oferece bolsa de €5.000 para mestrado na Europa

O site educations.com está oferecendo a Study a Master’s in Europe Scholarship, uma bolsa de mestrado na Europa no valor de €5.000 (cerca de R$ 25.300) para cursos que se iniciam no segundo semestre de 2020. As inscrições vão até 16 de maio.

O valor pode ser usado pelo bolsista para cobrir os custos de tuition de qualquer curso de mestrado de sua escolha na Europa. Mais informações sobre as bolsas no link (disponível aqui).

Organização dinamarquesa dá bolsa de €5.000 para mestrado

A finduddannelse.dk, uma plataforma dinamarquesa de aprendizado contínuo, está recebendo inscrições para uma bolsa para pós em sustentabilidade. O objetivo é ajudar um estudante cuja pesquisa ou futuro trabalho possa ajudar a impactar positivamente o futuro, e o programa aceita candidaturas de pessoas de qualquer país.

A bolsa tem valor de €5.000 (cerca de R$ 31.600 na cotação atual) que o estudante pode usar para cobrir as anuidades do programa que deseja cursar. Mais informações no link (disponível aqui). As inscrições vão até 22 de setembro de 2022.

"As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas em Maio" foi originalmente publicado pelo portal Estudar Fora da Fundação Estudar.

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.

Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.