Carreira

Investir em ESG aumenta o lucro das empresas, afirma estudo

Organizações podem ampliar o crescimento dos lucros em 1% a cada aumento de 10% dos investimentos em ESG; governança e diversidade são impulsionadores dos resultados

 (Freepik/Freepik)

(Freepik/Freepik)

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 27 de outubro de 2023 às 14h13.

Última atualização em 27 de outubro de 2023 às 14h27.

Investir em ESG pode trazer sucesso financeiro para empresas: a cada 10% de aumento nos aportes em ESG, corporações podem perceber um crescimento de 1% em seus lucros. 

Na prática, isso significa que uma organização que atualmente gasta 5% de seu orçamento com políticas ambientais, sociais e de governança poderia esperar um aumento de lucro de pelo menos 1 ponto percentual se ampliasse a parcela de investimentos em ESG para 15%.

Conteúdo gratuito: clique aqui e veja como aumentar as chances de lucro da sua empresa por meio de práticas ESG

Essa é a conclusão do levantamento ESG Radar 2023, conduzido pela Infosys, líder global em consultoria e serviços digitais, que ouviu mais de 2,5 mil executivos e gerentes de empresas do mundo todo com faturamento acima de US$500 milhões por ano.

Para 90% dos executivos entrevistados, adotar práticas sociais, ambientais e de governança dentro das organizações traz retorno financeiro positivo. Desses, 29% diz que observa crescimento significativo nos lucros da companhia e 61% revela que houve uma evolução moderada. Apenas 10% não nota diferenças e 0% vê resultados negativos.

Segundo o estudo, são os aspectos sociais e de governança que mais trazem retorno – ainda que muitas empresas priorizem investimentos em políticas ambientais. Dentre as razões para o resultado financeiro, governança corporativa bem executada e diversidade em cargos de liderança destacam-se como os responsáveis pelos melhores rendimentos.

Masterclass gratuita e online ensina as melhores práticas de ESG para os Negócios. Clique aqui para acompanhar!

Veja principais conclusões do levantamento:

  • Investimentos das empresas em ESG deve chegar a US$ 53 trilhões até 2025;
  • 41% dos entrevistados relatam que retornos aconteceram entre dois e três anos; 
  • Elevação nos aportes em ESG pode alcançar 51% em três anos;
  • Apenas 58% das empresas compartilham seus dados ESG com clientes.

Esses resultados animadores motivam executivos a elevar seus investimentos em ESG. Nove em cada dez empresários planejam aumentar gastos com práticas ambientais, sociais e de governança, segundo dados da Bloomberg. O estudo mostra que 18% dos entrevistados pretendem aumentar essas despesas em 50% ou mais ainda em 2023.

Não fique de fora da tendência do momento: este conteúdo gratuito te ensina a aplicar o ESG para alavancar os resultados do seu negócio! 

Como aplicar ESG ao seu negócio?

Os benefícios de investir em ESG vão além do retorno financeiro. Maiores aportes nas práticas sociais, ambientais e de governança também permitem às empresas melhorar sua reputação, diminuir a rotatividade dos colaboradores e atrair a atenção de investidores. Mas como dominar essa estratégia e aplicá-la ao negócio?

No dia 30 de outubro, às 19h30, em um treinamento online e gratuito, profissionais de diferentes setores terão a chance de aprender, de uma vez por todas, como alavancar os resultados de suas empresas por meio do ESG. É a oportunidade de ouro para dominar as diretrizes que estão transformando as empresas no mundo todo.

Garanta a sua vaga na Masterclass gratuitamente clicando aqui!

A aula será apresentada pela Diretora de ESG da EXAME, Renata Faber, que possui 20 anos de experiência no mercado financeiro. Desde que assumiu a cadeira de Diretora, trabalha ativamente em parceria com empresas para ajudá-las a avançar na agenda. 

Não fique de fora: Clique aqui e faça sua inscrição gratuita.

*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME

Acompanhe tudo sobre:branded marketing

Mais de Carreira

Estas são as principais barreiras geracionais enfrentadas pelos jovens no trabalho

Ela criou o “LinkedIn da Favela” e já ajudou mais de 30 mil pessoas na busca de um trabalho

Presença de estagiários negros no mercado de trabalho cresce 520% em 7 anos

The3Percent: conheça a nova rede que quer impulsionar empresas criadas por mulheres no Brasil