Carreira

Instituto Somos oferece 280 bolsas de estudos em escolas particulares; veja como concorrer

Estudantes de escolas públicas de diferentes estados poderão tentar uma vaga em uma das escolas particulares parceiras da SOMOS Educação; inscrições vão até o dia 30 de agosto

Melissa Rodas Gonzales, Suzana Felisdoro da Silva Santos, Larissa Romano Da Silva e Dilan Dagoberto Choque Villca ganharam bolsa de estudo no Colégio Internacional Torricelli por meio do Instituto Somos  (Instituto Somos/Divulgação)

Melissa Rodas Gonzales, Suzana Felisdoro da Silva Santos, Larissa Romano Da Silva e Dilan Dagoberto Choque Villca ganharam bolsa de estudo no Colégio Internacional Torricelli por meio do Instituto Somos (Instituto Somos/Divulgação)

Publicado em 3 de julho de 2024 às 08h36.

Última atualização em 3 de julho de 2024 às 09h50.

Tudo sobreBolsas de estudo
Saiba mais

A educação básica ainda é um desafio para o Brasil. Mais de 8,8 milhões de brasileiros de 18 a 29 anos não terminaram o ensino médio e não frequentam nenhuma instituição de educação básica, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016-2023 (PNAD), realizada pelo IBGE e divulgada em fevereiro deste ano.

“São quase 9 milhões de brasileiros que estudaram apenas até o ensino fundamental. Segundo o Censo Escolar 2023, 7,9% dos alunos foram reprovados nos anos finais do ensino fundamental (5º ao 9º ano), enquanto 13,4% foram reprovados no ensino médio”, afirma Guilherme Mélega, presidente do Instituto Somos.

Essa reprovação, segundo Mélega, tem sido um dos fatores de evasão do ensino médio, o que se desdobra na impossibilidade de cursar o ensino superior e obter melhores oportunidades profissionais e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.

Para mudar esse cenário, o Instituto SOMOS, vertical social da SOMOS Educação, empresa de educação básica do Brasil e que tem a Cogna como principal acionista, seleciona jovens de escolas públicas e em vulnerabilidade socioeconômica para cursarem gratuitamente o ensino médio em escolas particulares.

“Acreditamos no papel transformador da educação na vida e no futuro de todos. O programa Somos Futuro promove oportunidades para que os jovens não desistam do ensino médio e desenvolvam sua potencialidade em escolas de excelência, rumo às melhores instituições de ensino superior”, afirma.

Desde 2017, o Somos Futuro beneficiou cerca de 800 jovens. Para 2025, serão ofertadas mais de 280 bolsas em cerca de 64 municípios de 14 Estados.

Quais são os requisitos?

Para participar, é necessário que os candidatos:

  • Estejam matriculados no 9º ano do ensino fundamental II em escola pública em 2024;
  • Tenham no máximo 15 anos completos neste ano;
  • Apresentem um bom desempenho acadêmico nos últimos três anos;
  • Possua renda bruta familiar, por pessoa, de no máximo dois salários-mínimos.

O que contempla a bolsa?

Os jovens selecionados recebem bolsas de estudo integral para cursar os três anos do Ensino Médio em qualquer uma das mais de 170 escolas particulares parceiras da SOMOS Educação.

Além disso, os bolsistas ganham os materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line e mentoria, além de acesso a toda a rede de apoio do Somos Futuro, como acompanhamento psicológico.

Valéria Gomes Cardoso foi bolsista do Somos Futuro no Colégio Alicerce e, hoje, é estudante de Fonoaudiologia na USP. Da periferia de São Paulo, Valéria jamais imaginou estudar na melhor universidade do país e agora é a primeira da família a cursar o ensino superior. “O Somos Futuro foi muito importante para mim e para a minha família. Eu não tinha esperança de ser aprovada na USP e agora me sinto muito enobrecida por essa conquista.”

Outra bolsista que teve sua vida transformada pelo Somos Futuro é a Pietra Rosa de Jesus Araújo, que foi aluna no Colégio Alicerce e hoje estuda Direito no Insper com 100% de bolsa. “Pude perceber, por meio das mentorias e do próprio convívio na escola particular, que é imprescindível discernir e escolher nossas batalhas. O Somos Futuro me integrou a um ambiente que eu pensava ser impossível de chegar, o do conhecimento pessoal.”

Como se inscrever?

O processo seletivo vai até o dia 30 de agosto e as inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto Somos Futuro.

Os candidatos devem acessar o portal do programa, preencher a ficha de inscrição, responder ao questionário socioeconômico, indicar a escola de preferência e enviar dois vídeos: um falando sobre por qual motivo o candidato merece ser bolsista e outro contando sobre como sua família o apoiará nessa jornada.

Após um processo de seleção que compreende quatro etapas eliminatórias (análise socioeconômica, avaliação acadêmica online, entrevista com voluntários do Instituto e entrevista com alunos e responsáveis na escola escolhida), os selecionados iniciarão o ano acadêmico de 2025 na escola escolhida por eles.

Acompanhe tudo sobre:Bolsas de estudoEscolasCogna Educação (ex-Kroton)

Mais de Carreira

O segredo do executivo brasileiro que prosperou como CEO e fez história nas Paralimpíadas de Inverno

A nova era do marketing? 98% das empresas já apostam nesta estratégia para impulsionar resultados

Salário mínimo 2024: saiba o valor atual e dos anos anteriores

Por que enviar um e-mail de agradecimento após a entrevista de emprego é importante? 

Mais na Exame