Ibis oferece espaço profissional para todos

Receber bem, hóspedes e funcionários de todos os níveis, é a vocação desta organização
Jovens do Ibis: 42% deles se sentem realizados com seu trabalho (Alexandre Battibugli/EXAME.com)
Jovens do Ibis: 42% deles se sentem realizados com seu trabalho (Alexandre Battibugli/EXAME.com)
R
Rosana TanusPublicado em 21/03/2013 às 19:19.

São Paulo - A  rede de hotéis Ibis, que engloba também a bandeira Ibis Budget (antigo Formule 1) e pertence ao grupo francês Accor, foi eleita neste ano destaque na categoria Significado do Trabalho. Na companhia, 48% dos jovens funcionários dizem que se sentem completamente alinhados aos valores corporativos e 42% afirmam que o trabalho lá os realiza.

E é por intermédio de cursos e do entendimento do que é o significado do trabalho para cada um que a rede Ibis consegue motivar e preparar seu pessoal para as tarefas do dia a dia de um hotel e conquistar esses resultados.

A universidade corporativa, chamada Académie Accor Brasil, está com quase 20 anos de atuação no país e foi criada para atualizar e desenvolver os colaboradores de todos os níveis por meio de treinamentos comportamentais (focados no atendimento ao hóspede, valores e cultura organizacionais) e técnicos (que asseguram as melhores técnicas de trabalho, em diferentes áreas, para a conquista dos melhores resultados).

E tem mais pela frente: para 2012, o plano é entrar definitivamente na era digital. Para isso, está sendo implementada uma plataforma e-learning para a realização de treinamentos online. 

Se você ainda não percebeu que para trabalhar no setor hoteleiro é preciso ter muita paixão pela atividade de lidar com pessoas, esqueça aquela imagem de glamour mostrada pelo cinema toda vez que assistimos a uma cena passada num hotel. “O trabalho voltado ao atendimento do público executivo, como é o nosso caso, é feito com foco na comunicação, na execução dos valores corporativos no dia a dia, no compromisso interno de colaboração entre as equipes e na noção clara da importância do trabalho de cada um”, diz um funcionário.

Em contrapartida, crescer na carreira é bem mais fácil do que em companhias de outros segmentos da economia. O empregado pode esperar reconhecimento e promoção rapidamente, dizem os jovens. A rede Ibis está preparada para dar suporte ao crescimento profissional e auxiliar o funcionário nos próximos passos da carreira.

“Entrei como camareira e fui promovida para a área de alimentos e bebidas”, diz uma colaboradora. Muitos gerentes começaram como trainees, mas a empresa faz questão de que todos conheçam e saibam fazer qualquer tarefa. “Aqui a gente aprende na prática. Não ficamos no salto alto”, diz uma jovem gerente. 

A rotatividade entre as unidades é uma prática bem comum no Ibis, pois o RH acredita que é importante conhecer o dia a dia de outros locais. E a turma se vira para ganhar experiência. É que para aqueles que trabalham à noite ter perfil multitarefa é essencial porque precisam fazer de tudo um pouco, já que as equipes são muito enxutas: atender na recepção, cuidar de reservas, ajudar os hóspedes em suas demandas, como alimentação. Uma escola de verdade, ou académie, como chamam os franceses.