Carreira

Esse é o erro número 1 que líderes cometem e que podem travar as equipes de uma empresa, segundo CEO

A ausência de decisões claras tem minado o desempenho das equipes em meio a mudanças rápidas e incertezas

 (Peter Dazeley/Getty Images)

(Peter Dazeley/Getty Images)

Publicado em 3 de junho de 2025 às 16h09.

Em um cenário corporativo cada vez mais acelerado, a falta de decisões por parte das lideranças tem sido o principal freio ao progresso das equipes.

Mais do que ausência de talento, o que compromete a produtividade nas organizações é a indefinição no topo da cadeia.

“Ambiguidade não é liderança — é evasão”, afirma Andrea Olson, estrategista e CEO da Pragmadik. As informações foram retiradas da Entrepreneur.

Ambiguidade estratégica paralisa

A crítica é direta: quando líderes evitam escolher uma direção, optam, na prática, por um caminho que mina a energia, desarticula o foco e paralisa a execução.

O retrato traçado por Olson aponta para um padrão comum nas empresas atuais: surge um problema crítico, forma-se um grupo de trabalho, ideias são propostas — e tudo termina em estagnação.

"“Não por falta de vontade em acertar, mas por medo de errar.”"

Segundo a executiva, a hesitação tem custado caro. Enquanto líderes se aferram à falsa ideia de que manter todas as possibilidades em aberto é sinônimo de colaboração, as equipes são deixadas à deriva.

A ambiguidade estratégica cria um cenário onde os profissionais precisam interpretar sinais vagos e avançar em meio à incerteza — como construir uma ponte sem saber onde está o rio, o tráfego ou o destino.

Essa realidade escancara uma verdade que líderes não podem mais ignorar: a habilidade de tomar decisões claras e oportunas é mais que uma competência desejável — é um requisito inegociável para qualquer líder que queira guiar uma equipe rumo a resultados reais.

Seja um líder de alta performance com esse treinamento

Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.

Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isso significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing Liderança

Mais de Carreira

SXSW e o potencial do Brasil como soft power regenerativo

Decisões sob pressão? Chefes estão usando esta técnica de 30 minutos para fazer escolhas melhores

Se você faz essas quatro coisas, sua inteligência emocional é mais alta do que imagina

Neurocientista criou uma regra de 5 minutos que ajuda a manter o foco mesmo sob pressão