Carreira

Essa primeira-ministra de 37 anos transformou a liderança global do século 21 com autenticidade

Ex-premiê da Nova Zelândia mostrou que empatia e autenticidade são pilares da nova liderança

Jacinda Ardern

Jacinda Ardern

Publicado em 11 de junho de 2025 às 17h34.

Quando Jacinda Ardern foi eleita primeira-ministra da Nova Zelândia em 2017, com apenas 37 anos, ela não se encaixava no estereótipo tradicional de liderança.

Diferente dos líderes que projetavam poder com austeridade e tom inflexível, Ardern conquistou espaço com uma abordagem mais próxima, empática e, acima de tudo, autêntica.

Ardern cresceu acreditando que a política era um território exclusivo para pessoas confiantes, duras e estrategicamente dominantes.

Ainda jovem, atuava nos bastidores, acreditando que sua sensibilidade a tornava inadequada para os holofotes. As informações foram retiradas da Vogue.

Empatia como ferramenta de influência

A conexão entre estilo de liderança e identidade se torna especialmente relevante quando analisada à luz da gestão de equipes e organizações.

Qualquer profissional, seja da política ou do mundo corporativo, deve entender que atributos como escuta ativa, empatia e vulnerabilidade são poderosas ferramentas de influência e mobilização.
Ardern compartilha que, ao longo de sua trajetória, descobriu que as características que antes julgava prejudiciais à sua ascensão — como sensibilidade e abertura — eram, na verdade, seus maiores trunfos.

Sua maneira de ouvir, sem perder o senso de decisão; sua habilidade de comunicar-se como uma igual, e não de uma posição superior; e sua postura centrada na compaixão e na escuta são qualidades cada vez mais valorizadas em ambientes de negócios que buscam inovação, inclusão e sustentabilidade.

Seja um líder de alta performance com esse treinamento

Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.

Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional.

Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isso significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing Liderança

Mais de Carreira

‘As pessoas querem ser donas do seu tempo’: como o RH virou vantagem competitiva para essa executiva

Como saber se você está em uma ‘jornada de trabalho infinita’?

Você precisa conhecer esses três prompts do ChatGPT para acelerar os resultados do seu negócio

Qual é a diferença entre estágio, trainee e jovem aprendiz?