Compartilhe os custos das férias com timeshare

O sistema de timeshare permite dividir o valor das diárias de hotéis e imóveis de veraneio. Entenda como funciona

São Paulo - Já pensou poder se hospedar todo ano nos melhores resorts do país com preços até 40% menores? Ou viajar para a Europa e poder ficar num apartamento seu sem precisar arcar com as despesas do imóvel nos outros meses do ano?

Esses são alguns dos benefícios do timeshare, sistema que permite a várias pessoas dividir os custos de um bem ou serviço. Essa modalidade de compras, ainda novidade para a classe média brasileira, surgiu na década de 70 na europa e já tem cerca de 70.000 adeptos no Brasil.

Desde 2010, as vendas da Resort Condominiums International (RCI), líder mundial no segmento, cresceram 205% no país. Um dos tipos mais populares de timeshare são os clubes de viagem, em que um grupo de clientes compra diárias antecipadas em um hotel com desconto.

No Rio Quente Vacation Club, por exemplo, o pagamento de 21.000 reais dá direito a 14 diárias anuais durante cinco anos. Essas diárias podem ser utilizadas no próprio Rio Quente resort, em Goiás, ou convertidas em pontos a ser gastos em qualquer um dos 4.600 empreendimentos filiados à rede RCI no Brasil e em 130 países.

A compra desse tipo de plano — que pode ser parcelada em até 36 vezes sem juros — representa uma economia de cerca de 20% em relação ao preço normal e só tende a aumentar com o tempo, considerando- se os reajustes periódicos das tarifas feitos pelos hotéis. Para quem gosta de viajar e se sentir em casa, também existe a possibilidade da compra fracionada de imóveis.

É como se 12  famílias comprassem juntas um apartamento no exterior ou uma casa de veraneio. Cada família paga uma parcela do valor do imóvel e tem direito a um mês de uso por ano. A Odebrecht realizações Imobiliárias, por exemplo, oferece a venda de imóveis nesse sistema em Costa do Sauípe e Porto Seguro, na Bahia.


Caso prefira, o cliente pode trocar suas diárias por pontos e usá-los em outros imóveis ou hotéis ao redor do mundo cadastrados na RCI, parceira do grupo. Neste ano, o executivo Luciano Salvador de Lima, de São Paulo, contratou pela segunda vez o Beach Park Vacation Club, que dá direito a diárias no resort beach Park, no Ceará.

O novo plano custa 22.000 reais e dá direito a hospedagens durante dez anos. Segundo Luciano, a viagem na semana do dia da Criança deste ano, por exemplo, sairia pelo dobro do preço se ele estivesse fora do clube. Apesar da economia, o sistema de timeshare não é para todo perfil de viajante. A seguir, saiba como usá-lo sem prejuízo nem aborrecimentos.

Descanso sem dor de cabeça

Confira alguns cuidados que você deve ter antes de aderir a um plano de compartilhamento de diárias ou propriedades.

1 Pesquise muito antes de fechar negócio: alguns planos no exterior podem ser mais baratos que os oferecidos no Brasil.

2 O timeshare só funciona para quem planeja as férias com antecedência. Se você não tem flexibilidade para tirá-las, pode não conseguir vaga no perío do desejado. Algumas empresas pedem que o cliente sugira três opções de datas para a viagem.

3 Confra as regras para desistir do plano. Em geral, cobram-se do desistente 17% do valor do contrato. O texto deve deixar claro que desistência não é descumprimento de cláusula, passível de multa.

4 O contrato deve especificar se o plano dá direito a hospedagem nos hotéis e resorts em alta temporada e feriados ou só na baixa temporada.

5 Se o cliente desistir em até sete dias, tem direito, pelo Código de Defesa do Consumidor, de recuperar todo o investimento, sem multa.

6 Faça as contas de quanto gasta por ano em viagens ou para manter uma casa de veraneio. Em geral, o timeshare representa uma economia de até 40% em relação ao preço normal.

7 É preciso pagar uma taxa de agendamento todas as vezes que marcar sua hospedagem. Informe-se sobre o valor dessa cobrança para evitar surpresas


Escolha seu plano

A seguir, algumas opções de clubes de timeshare

Clubes de férias no Brasil

RIo Quente: http://www.rqvc.com.br/

Beach Park: http://www.beachpark.com.br/vacation-club

Internacionais

Rede MarrIott: http://www.marriottvacationclub.com/

Disney: http://disneyvacationclub.disney.go.com/

RDC: http://www.rdc-ferias.com.br/clube/

Planos para se hospedar em hotéis ou compartilhar propriedades no Brasil e no mundo

RCI: https://www.rci.com/rci/

Interval International: http://www.intervalworld.com/

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.