Carreira

Como trazer valor para a sua marca? Isto é o que 94% dos brasileiros esperam das empresas

Maior parte dos brasileiros espera que empresas adotem práticas ESG, afirma pesquisa; veja como fugir do greenwashing e melhorar a credibilidade com ações sustentáveis

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 26 de outubro de 2023 às 15h59.

Não é exagero dizer que o ESG se tornou uma febre no mundo dos negócios. Tanto é que o número de empresas comprometidas com práticas ambientais, sociais e de governança só cresceu nos últimos anos – estudos apontam que essa agenda já é prioridade para 95% das empresas. 

E as vantagens dessa escolha vão além de colaborar com a construção de um mundo mais ético e justo. Essas companhias têm a chance de melhorar sua reputação e aumentar a credibilidade diante de parceiros estratégicos, como os consumidores, funcionários e investidores. 

Conteúdo gratuito: clique aqui e veja como aumentar a credibilidade da sua empresa implementando o ESG

Para ter ideia, segundo a empresa de consultoria EY, 99% dos investidores utilizam divulgações ESG para decidir se investem ou não em uma empresa. Isso significa que organizações com diretrizes ESG têm mais chances de receber investimentos financeiros.

Além disso, implementar políticas ESG é uma forma de atender a uma demanda do mercado brasileiro. Uma pesquisa realizada pela consultoria Walk The Talk concluiu que 94% dos brasileiros esperam que empresas adotem práticas ESG. Segundo o levantamento, brasileiros acreditam que essa é uma obrigação das companhias. 

Portanto, não dá para negar que o ESG é uma excelente forma de agregar valor aos negócios, o que pode levar a um aumento da confiança dos stakeholders. Mas é preciso atenção: afirmar ser sustentável sem de fato ser pode ter o efeito contrário.

Masterclass gratuita ensina as melhores práticas de ESG para Negócios. Clique aqui para acompanhar!

Cuidado com o Greenwashing

Greenwashing é um termo em inglês para "lavagem verde". A expressão costuma ser atribuída às empresas que fazem divulgações falsas sobre sustentabilidade: afirmam que seus produtos são sustentáveis, mesmo não sendo. 

E isso pode acontecer de várias formas. Ocultar dados, usar informações inverídicas e afirmar ações sem comprová-las são alguns exemplos de greenwashing. 

Nesse caso, ao invés de agregar valor e trazer mais credibilidade, essas práticas podem prejudicar a imagem da empresa no mercado. Por isso, é fundamental evitar o greenwashing e estar sempre atento com relação às práticas internas da organização.  

Fuja do greenwashing: este conteúdo gratuito ensina a  aplicar o ESG verdadeiramente no seu negócio! 

Aqui está o caminho para melhorar a reputação da sua empresa com o ESG

Para ensinar executivos a colocar em prática o ESG – e assim ter mais credibilidade diante de parceiros estratégicos –, a EXAME desenvolveu a Masterclass “ESG para Negócios”

O treinamento acontece ao vivo, no dia 30 de outubro, às 19h30. E é totalmente gratuito. É uma excelente oportunidade para profissionais de diferentes setores ganharem sólidos conhecimentos e habilidades em ESG e aprenderem o caminho para elevar os resultados das empresas implantando as diretrizes de ESG.

Garanta a sua vaga na Masterclass gratuitamente clicando aqui!

A aula será apresentada pela Diretora de ESG da EXAME, Renata Faber, que possui 20 anos de experiência no mercado financeiro. Desde que assumiu a cadeira de Diretora, trabalha ativamente em parceria com empresas para ajudá-las a avançar na agenda.

Não fique de fora: Clique aqui e faça sua inscrição gratuita.

*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME

Acompanhe tudo sobre:branded marketing

Mais de Carreira

Liderança tóxica: Veja os comportamentos de chefes que mais causam pedidos de demissão

5 aplicativos para turbinar seu inglês em 2024

Os melhores cursos de direito do Brasil

Qual o seu nível de carreira? Descubra se você é júnior, pleno ou sênior

Mais na Exame