Cogna está com mais de 200 bolsas de ensino médio para alunos de baixa renda

As oportunidades são oferecidas pelo Instituto Somos, braço social da Somos Educação. Para se inscrever é preciso ser aluno de escola pública e ter renda familiar per capita de até dois salários-mínimos
 (Think stock/Thinkstock)
(Think stock/Thinkstock)
L
Luciana Lima

Publicado em 24/08/2022 às 16:40.

Última atualização em 24/08/2022 às 17:07.

A Cogna está com as inscrições abertas para o Somos Futuro, programa de bolsas de estudo de ensino médio integrais destinado a alunos de escolas públicas com baixas condições socioeconômicas.

VEJA TAMBÉM:

O que é o Programa de Bolsas Somos Futuro

As oportunidades são oferecidas pelo Instituto Somos, braço social da Somos Educação, que desde 2018 já beneficiou mais de 590 jovens.

Nesta edição, serão disponibilizadas 223 bolsas de estudo para os três anos do ensino médio, em uma das 143 escolas parceiras da Somos Educação adeptas ao programa, distribuídas por 98 cidades de 19 estados.

“Ao contribuir para o acesso à educação de qualidade, por meio do Somos Futuro, estamos colaborando para a redução das desigualdades sociais em várias regiões do Brasil, levando oportunidades e ampliando possibilidades para que esses jovens possam sonhar e ter um futuro melhor", diz Mario Ghio, presidente do Instituto Somos.

Como concorrer a uma bolsa de estudos da Somos Educação?

O processo seletivo de 2023 tem inscrições abertas até 31 de agosto. Para participar, é preciso estar no 9º ano do ensino fundamental II em escola pública, ter renda familiar per capita de até dois salários-mínimos, além de bom desempenho acadêmico. 

O processo de seleção compreende quatro etapas eliminatórias:

  1. Análise socioeconômica;
  2. Avaliação acadêmica online;
  3. Entrevista online com voluntários do Instituto;
  4. Entrevista com alunos e responsável(is) na escola escolhida.

Os candidatos aprovados em todas as etapas iniciarão o ano acadêmico de 2023 em uma das escolas parceiras do programa, com isenção de 100% das mensalidades e material didático. A vigência da bolsa abrange os três anos do ensino médio.

Os interessados em participar do processo seletivo para  programa de bolsas de estudo devem precisam acessar o site do Instituto Somos.