Carreira

Brasil é o terceiro país no mundo com maior aumento de salário para vagas home office

Pesquisa da Deel, empresa de contratações globais, também apontou quais cargos e países mais contratam brasileiros para trabalhar para companhias no exterior

Remuneração: trabalhadores remotos no Brasil tiveram aumento de 15% nos salários em novas vagas (Malte Mueller/Getty Images)

Remuneração: trabalhadores remotos no Brasil tiveram aumento de 15% nos salários em novas vagas (Malte Mueller/Getty Images)

Luciana Lima
Luciana Lima

Repórter de Carreira

Publicado em 17 de fevereiro de 2023 às 15h20.

Última atualização em 17 de fevereiro de 2023 às 15h49.

Em um ano marcado pela inflação e por movimentos como a Grande Demissão, o Brasil foi o terceiro país no mundo com maior aumento salarial para vagas de trabalho remoto em 2022.

Pelo menos é isso que aponta a terceira edição do Relatório sobre Contratações Globais realizada pela Deel, empresa global de recursos humanos, que mapeou dados de mais de 260 mil contratos negociados pela companhia em 160 países.

De acordo com a análise, o Brasil teve um aumento de 15% nos salários, especialmente para cargos de criação de conteúdo, operações e serviços financeiros. O país só ficou atrás da Índia (17%) e das Filipinas (37%).

Além disso, o relatório ainda indicou o Brasil ficou no top 3 de países quando o assunto foi o número de profissionais contratados globalmente sendo, respectivamente, Argentina, Brasil e Colômbia.

Já quando o assunto são países em que as empresas brasileiras mais contratam estão a Argentina, México, Colômbia e Estados Unidos. As companhias brasileiras buscam, principalmente, desenvolvedores e engenheiros de software, executivos de vendas e de produtos.

"O Brasil é um dos países mais populares para se contratar talentos. Mas nele também há empresas brasileiras de diversos tamanhos que querem expandir para outros locais a procura por profissionais em outros mercados. No relatório, vimos como essa tendência é uma via de mão dupla", afirma Cristiano Soares, Country Manager da Deel no Brasil.

Quais os profissionais no Brasil mais buscados pelas empresas no exterior?

Segundo o levantamento, em 2022 as profissões mais buscadas por empresas globais foram Engenheiros de Software, Estatísticos e Desenvolvedores de Software.

Já entre os países que mais contrataram talentos brasileiros em 2022 foram Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, México e Austrália.

Além disso, 60% dos profissionais brasileiros que trabalham para empresas internacionais possuem entre 25 e 34 anos.

“O modelo de trabalho global é a opção preferida de muitas organizações, mesmo em tempos de incerteza econômica. Ao mesmo tempo, os profissionais também estão procurando mais oportunidades em empresas multinacionais", diz o professor Samuel Dahan, presidente do Deel Lab for Global Employment.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salarioshome-officeSalários

Mais de Carreira

De congelamento de óvulos a transição de carreira: veja as apostas da Pepsico para manter talentos

Como conquistar uma promoção e melhores salários? Veja 4 estratégias que funcionam

Ford abre inscrições para o seu Programa de Estágio Afirmativo 2024; veja como participar

Carreira do momento: diretor de diversidade é a bola da vez nas empresas; veja salário e o que faz

Mais na Exame