Bússola
Acompanhe:
Um conteúdo Bússola

Preparatório gratuito foca em jovens negros para pós-graduação no exterior

Prep Pós-Graduação é uma iniciativa das ONGs Fundação Estudar e Fundação Lemann

Iniciativa conta com especialistas de MIT e Columbia (Inside Creative House/Getty Images)

Iniciativa conta com especialistas de MIT e Columbia (Inside Creative House/Getty Images)

B
Bússola

Publicado em 29 de novembro de 2022, 16h00.

Última atualização em 29 de novembro de 2022, 19h20.

A Fundação Estudar e a Fundação Lemann se uniram para lançar o Prep Pós-Graduação, curso online e gratuito que prepara jovens que sonham em fazer uma pós-graduação em outro país, mas não sabem por onde começar. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso dos brasileiros à educação no exterior, especialmente entre jovens pretos, pardos e de baixa renda. Qualquer pessoa pode participar.

Com 12 horas de conteúdo gravado, mentorias e workshops ao vivo, o Prep Pós reúne todo o conhecimento necessário para desmistificar o processo de aplicação de um curso de pós-graduação no exterior. São abordados pontos como: possibilidades de bolsas, dicas de redução de custos de candidatura, estrutura dos testes de idiomas, cartas de recomendação e marketing pessoal.

“Com o Prep Pós-Graduação queremos tornar possível o sonho de estudar fora para mais brasileiros, especialmente entre pretos, para todos e de baixa renda. Neste sentido, o curso traz soluções para superar os principais obstáculos encarados por esses jovens, que é o idioma e o alto custo. Por isso, abordamos possibilidades de bolsas e formas de praticar o inglês gastando pouco ou de forma gratuita”, afirma Anamaíra Spaggiari, diretora executiva da Fundação Estudar.

Estrutura do curso 

O Prep Pós é dividido em dois blocos: decisão e execução. O primeiro aborda barreiras comuns em relação à pós-graduação no exterior, como o desafio de aprender inglês e opções de bolsas de estudos, ao passo que conduz o estudante através da tomada de decisão sobre se candidatar para uma pós-graduação no exterior. Já o segundo contempla tópicos mais práticos de todo o processo, trazendo informações sobre documentação, redação, entrevista, entre outros.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

VEJA TAMBÉM: