Vice de Boulos, Sônia Guajajara crítica troca no comando da Funai

Após pressão da bancada ruralista, governo nomeou ex-subsecretário do Ministério dos Transportes Wallace Moreira Bastos como presidente da Funai

Brasília - Pré-candidata a vice-presidente pelo PSOL, a liderança indígena Sônia Guajajara, criticou nesta terça-feira, 24, a troca no comando da Fundação Nacional do Índio (Funai) após pressão da bancada ruralista.

Ao lado de Guilherme Boulos, que encabeça a chapa, Sônia também fez críticas ao atual governo e à paralisação da demarcação de terras indígenas. "Nós temos que lutar por nós, para fortalecer a democracia e garantir os nossos direitos", disse em discurso durante atividade no Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília. O evento é promovido pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), cuja coordenação é de Sônia Guajajara.

Nesta terça-feira, o governo publicou a nomeação do ex-subsecretário de Assuntos Administrativos do Ministério dos Transportes Wallace Moreira Bastos como presidente da Funai, no lugar do general Franklimberg Ribeiro Freitas, que deixou o posto na semana passada após reclamações da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que representa a bancada ruralista no Congresso Nacional.

Conforme antecipou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, a escolha de Wallace Moreira Bastos foi definida ontem pelo presidente Michel Temer, atendendo a pleito do PSC, com apoio da bancada ruralista. O nome de Bastos foi levado ao Palácio do Planalto pelo líder do governo no Congresso Nacional, deputado André Moura (PSC-SE).

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.