Brasil

Alckmin lidera comitiva em viagem a China para fortalecer relações comerciais do país com Brasil

Viagem segue até sexta-feira e ele deve se encontrar com o vice-presidente chinês, Han Zheng

Publicado em 4 de junho de 2024 às 07h51.

Última atualização em 4 de junho de 2024 às 08h24.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, começa nesta terça-feira, 4, sua agenda de compromissos oficiais na China. Até sexta-feira, 7, ele e comitiva enviada pelo Governo Federal participarão de uma série de encontros que tem como objetivo fortalecer a relação comercial e bilateral com o país asiático.

Compromissos oficiais

Para dar continuidade às conversas inciadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que esteve na China em 2023, Alckmin irá encontrar  o vice-presidente chinês, Han Zheng.

O principal destaque da agenda é a sétima reunião, marcada para quinta-feira, 6, com a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), instrumento de negociação entre Brasil e China criado no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2004. A COSBAN permite negociações de alto nível em diversos setores.

Busca por investimentos

Além do vice-presidente, também viajaram os ministros Rui Costa (Casa Civil) Simone Tebet (MPO), Carlos Fávaro (MAPA), Wellington Dias (MDS), Márcio França (MEMP) e Paulo Teixeira (MDA), além dos presidentes da ApexBrasil, Jorge Viana, e da ABDI, Ricardo Cappelli.

Cada um dos ministros tem um objetivo que converge com a ideia de buscar investimentos na área de transição energética, infraestrutura e agronegócio.

A delegação será integrada por Nelson Barbosa, diretor de Planejamento e estruturação de projetos do BNDES, e por Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Acompanhe tudo sobre:Geraldo AlckminChinaDiplomacia

Mais de Brasil

Avião de pequeno porte que caiu em SC é encontrado pela FAB

Senado pode votar taxação para compras em sites como Shein e AliExpress nesta terça

PEC das drogas é tema de discussão na CCJ da Câmara nesta terça

Lula determina que líderes do governo cobrem votos de ministros do centrão

Mais na Exame