Brasil

Vai chover hoje? RJ e SP são alvos de alertas de tempestades; veja previsão

Acre, Manaus e parte do Nordeste também devem sofrer com a precipitação

RJ e SP: Nestas regiões, os avisos de cor laranja indicam que há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

RJ e SP: Nestas regiões, os avisos de cor laranja indicam que há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 8 de março de 2024 às 06h22.

Alertas de "Perigo" e "Perigo Potencial" foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) devido aos riscos apresentados pelas tempestades, chuvas intensas e acumulados de chuva previstos para esta sexta-feira. Áreas de todas as regiões do país serão afetadas pelos fenômenos. No entanto, Rio de Janeiro, São Paulo, Acre, Manaus e parte do Nordeste devem ser atingidos com maior intensidade.

Nestas regiões, os avisos de cor laranja indicam que há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h, ventos intensos de até 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Os alertas de "Perigo" tem validade até às 10h de sexta-feira. No sudeste, a previsão aponta para acumulados de chuva, já no Norte e Nordeste, chuvas fortes.

Já os alertas de "Perigo Potencial", representados pela mancha amarela no mapa, mostram que o Sul do país deve sofrer com as tempestades até 12h de sexta-feira. Neste caso, deve haver chuva entre 20 e 30 mm/h, ventos intensos e queda de granizo. Apesar disso, é baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Além deste fenômeno, é previsto que ocorram acumulados de chuva em parte do litoral de São Paulo e chuvas intensas por todas as regiões do estado. A duração dessas condições climáticas está prevista até às 10h de sexta.

Confira a previsão para as capitais

O Rio de Janeiro, encoberto tanto pela mancha laranja, quanto pela amarela, terá muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo da sexta. A máxima será de 28°C e a mínima de 23°C. Na mesma situação, São Paulo também deve ter o dia impactado pela nebulosidade, pancadas e trovoadas. No entanto, as temperaturas ficarão entre 29°C e 21°C.

Rio Branco, também atingido pelo aviso de "Perigo", terá a mesma condição climática que as outras capitais. Os termômetros marcarão entre 32°C e 24°C na sexta. O mesmo acontece em Fortaleza, que terá máxima de 28°C e mínima de 25°C.

Já em Porto Alegre, que será afetada pelas tempestades, a sexta-feira deve ser de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Na capital, a temperatura deve oscilar entre 29°C e 23°C.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasClima

Mais de Brasil

Após sucesso de ‘Ainda Estou Aqui’, Lula cria Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia

Coalizão lança manifesto assinado por mais de 60 entidades contra decisão de Zuckerberg sobre Meta

Ministro da Defesa reforça apoio às investigações do 8/1: ‘Essa será a grande festa’