Brasil

Trem expresso da CPTM até o Aeroporto de Guarulhos ganha nova parada; veja como vai funcionar

Hoje, o trem sai da Estação da Luz, no centro da cidade, e chega até a Estação Aeroporto-Guarulhos

CPTM: Expresso Aeroporto terá novo ponto de partida (CPTM/Divulgação)

CPTM: Expresso Aeroporto terá novo ponto de partida (CPTM/Divulgação)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 31 de agosto de 2023 às 15h25.

Última atualização em 31 de agosto de 2023 às 15h25.

O trem expresso da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para o Aeroporto de Guarulhos começa a operar nesta sexta-feira, 1º, a partir da Estação Palmeiras-Barra Funda, na zona oeste de São Paulo. Hoje, o trem sai da Estação da Luz, no centro da cidade, e chega até a Estação Aeroporto-Guarulhos. Na volta, a Estação Brás também é contemplada.

O embarque e desembarque dos passageiros acontecerá na plataforma 10 da Estação Palmeiras-Barra Funda. Até a ampliação do expresso, a Estação Palmeiras-Barra Funda atendia as linhas 7-Rubi da CPTM, 8-Diamante da Via Mobilidade e a 3-Vermelha do Metrô. Ao lado da estação, há terminais Urbano e Rodoviário. Outra medida anunciada pela companhia é a ampliação da plataforma 5 da Estação da Luz, para atender o embarque e desembarque do Expresso Aeroporto.

"A extensão do Serviço Expresso Aeroporto até a Estação Palmeiras-Barra Funda facilitará o embarque de passageiros vindos de outras linhas, agilizando e otimizando a viagem. A ampliação da Plataforma 5 na Estação Luz trará maior comodidade na hora do embarque e desembarque. Alinhadas com o compromisso da STM, as melhorias feitas pela CPTM foram feitas pensando em facilitar o trajeto do passageiro", afirma o secretário dos Transportes Metropolitanos, em nota.

A linha com destino à Estação Aeroporto-Guarulhos, da Linha 13-Jade, também fará conexão na Estação da Luz, por onde passam também as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira da CPTM, além das 1-Azul e 4-Amarela de metrô.

Segundo a CPTM, o valor de investimento foi de R$ 158 milhões. O contrato para execução das obras contemplou a elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas de via permanente, rede aérea, sinalização e suprimento de energia.

As obras para levar o Serviço Expresso Aeroporto até a Estação Palmeiras-Barra Funda possibilitaram também a ampliação da Linha 11-Coral até esta estação, que está prevista para acontecer em 2024, o que encurtará a distância entre o Alto Tietê à Zona Oeste.

Aeromóvel até os terminais de embarque de Guarulhos

No anúncio da nova estação, a CPTM reforçou o prazo para entrega do Aeromovel até 2024. Esses trens sairão da estação Aeroporto-Guarulhos e deixarão passageiros e funcionários do aeroporto nos três terminais de embarque.

Hoje, a estação de trem fica a aproximadamente 2,5 km dos terminais de embarque e desembarque. O mais distante é o 3. O acesso até os terminais do aeroporto permanece da mesma forma, sendo feito por uma linha circular de ônibus que leva cerca de 10 minutos.

Acompanhe tudo sobre:CPTMsao-pauloAeroportos

Mais de Brasil

Inovação da indústria demanda 'transformação cultural' para atrair talentos, diz Jorge Cerezo

Reforma tributária não resolve problema fiscal, afirma presidente da Refina Brasil

Plano golpista no Planalto previa armas de guerra