Brasil

STF deve julgar ação contra Fernando Pimentel na próxima semana

STF deve julgar a validade da norma da Constituição de Minas Gerais que impede o governador responda a uma ação penal sem autorização da Assembleia

Pimentel: ele é investigado por esquemas ilegais que o teriam beneficiado durante as eleições 2014 (Denis Ribeiro/Exame/Exame)

Pimentel: ele é investigado por esquemas ilegais que o teriam beneficiado durante as eleições 2014 (Denis Ribeiro/Exame/Exame)

AB

Agência Brasil

Publicado em 23 de novembro de 2016 às 20h23.

Priorizar nos meus resultados Google

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar no dia 1º de dezembro a validade da norma da Constituição de Minas Gerais que impede o governador do estado de responder a uma ação penal sem autorização da Assembleia Legislativa.

A decisão que for tomada pela Corte será aplicada ao atual governador, Fernando Pimentel, que é investigado na Operação Acrônimo, da Polícia Federal.

A ação foi proposta pelo partido Democratas. A legenda afirma que a norma é inconstitucional e pede que a Corte declare que não há necessidade de autorização da Assembleia Legislativa para o recebimento de denúncia contra o governador.

Em outubro, o STJ decidiu encaminhar a denúncia contra o governador à Assembleia Legislativa após a maioria dos ministros entender que precisavam de autorização previa do Legislativo local para dar prosseguimento ao processo.

Operação Acrônimo

A denúncia contra Pimentel presentada pela PGR em maio é baseada nas investigações da Polícia Federal (PF) no âmbito da Operação Acrônimo, instaurada para apurar esquemas ilegais que teriam beneficiado o governador na campanha eleitoral de 2014.

Segundo a PF, empresas teriam pago vantagens ilegais durante o período em que Pimentel comandou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, entre 2011 e 2014.

O advogado do governador, Eugênio Pacelli, sustenta que a denúncia da PGR é frágil e "feita com base exclusivamente em depoimento de colaborador, não se apoiando em nenhum meio de prova admitido pela Justiça".

Acompanhe tudo sobre:Supremo Tribunal Federal (STF)Fernando Pimentel

Mais de Brasil

Análise: Flávio Bolsonaro ataca Lula e traz projeto vago sobre ajuste fiscal que promete fazer

Flávio Bolsonaro propõe vender imóveis, securitizar dívidas e combater corrupção para ajuste fiscal

'Meu irmão não será chanceler', diz Flávio sobre papel de Eduardo em eventual governo

'Brasil vai fazer parte do Escudo das Américas", diz Flávio sobre narcotráfico