Brasil

Sistemas do CNPq ficam fora do ar pelo 4º dia e acesso ao Lattes é afetado

O CNPq é uma entidade ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia responsável pelo fomento à pesquisa e pelo pagamento de bolsas a cientistas em todo o Brasil

CNPq (Herivelto Batista/MCTIC/Divulgação)

CNPq (Herivelto Batista/MCTIC/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de julho de 2021 às 14h14.

Última atualização em 27 de julho de 2021 às 15h06.

Os sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência federal de fomento à pesquisa, chegaram nesta terça-feira, 27, ao quarto dia fora do ar. A indisponibilidade da plataforma compromete o acesso a currículos de cientistas e outras operações ligadas à pesquisa.

O CNPq é uma entidade ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia responsável pelo fomento à pesquisa e pelo pagamento de bolsas a cientistas em todo o Brasil. Segundo o órgão, o problema foi identificado no sábado.

"Não há previsão para o restabelecimento total. Todos os esforços estão sendo envidados para o pleno retorno o mais breve possível", informou o CNPq, no sábado.

Nesta segunda-feira, 26, o conselho informou que "segue em esforço conjunto" com o MCTI para o restabelecimento dos sistemas. A causa da indisponibilidade não foi informada. "A prioridade é restaurar o acesso aos currículos na plataforma Lattes o mais rápido possível."

De acordo com o órgão, por causa da indisponibilidade do sistema todos os prazos de editais estão suspensos e serão prorrogados.

Acompanhe tudo sobre:GovernoMinistério de Ciência e TecnologiaPesquisas científicas

Mais de Brasil

Chuva forte deixa mais de 100 mil imóveis sem energia em São Paulo

Anvisa anuncia proibição de suplementos da empresa Livs Brasil

Morte do cão Orelha mobiliza protestos pelo Brasil

Defesa Civil emite alerta de chuva forte e granizo em São Paulo neste domingo