Brasil

Sedentarismo atinge 45,9% dos brasileiros

O problema é mais comum entre as mulheres, grupo no qual o índice chega a 50,4%


	O sedentarismo entre os jovens foi considerado preocupante pelo ministro George Hilton; na população de 15 e 16 anos, chega a 32,7% e o índice cresce conforme a faixa etária aumenta
 (FERNANDO MORAES / Veja São Paulo)

O sedentarismo entre os jovens foi considerado preocupante pelo ministro George Hilton; na população de 15 e 16 anos, chega a 32,7% e o índice cresce conforme a faixa etária aumenta (FERNANDO MORAES / Veja São Paulo)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2015 às 12h37.

Rio de Janeiro - O sedentarismo atinge 45,9% dos brasileiros, divulgou hoje (22) o Ministério do Esporte, na pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte. Os números foram coletados em 2013 e dão conta de que 67 milhões de pessoas não fazem atividade física ou praticam esporte.

O problema é mais comum entre as mulheres, grupo no qual o índice chega a 50,4%, enquanto entre os homens o percentual cai para 41,2%.

Segundo a pesquisa, 25,6% dos entrevistados praticam esportes e 28,5%, atividades físicas. Entre os homens, a prática de esportes supera a de atividades físicas, com 35,9% contra 22,9%. Já as mulheres praticam mais atividades (34%) do que esportes (15,6%).

O sedentarismo entre os jovens foi considerado preocupante pelo ministro George Hilton, que defendeu o aumento da prática esportiva com escolas de tempo integral. Na população de 15 e 16 anos, o sedentarismo chega a 32,7% e o índice cresce conforme a faixa etária aumenta, atingindo 40,7% na faixa etária de 25 a 34 anos e 64,4% entre 54 e 74 anos.

A chegada ao mercado de trabalho é apontada como uma das causas para o abandono da atividade física. Segundo a pesquisa, 69,8% das pessoas que abandonam a prática de esportes ou atividades físicas afirmam que a falta de tempo para conciliar com o trabalho e os estudos foi a causa.

Acompanhe tudo sobre:EsportesExercícios FísicosSaúde e boa forma

Mais de Brasil

Novas regras do BPC: como será a revisão do benefício que pode bloquear cadastros desatualizados

PGR denuncia Nikolas Ferreira por injúria contra Lula

Após ameaça de ala pró-Nunes, Federação do PSDB confirma Datena como candidato em SP

Lula anuncia obras de prevenção a desastres, esgoto, água e mobilidade com recurso de R$ 41,7 do PAC

Mais na Exame