RenovaBR tem 147 alunos eleitos nas eleições municipais de 2020

Movimento de formação política veio como resposta a um cenário político bastante polarizado, que foi pano de fundo das disputas de 2018

O RenovaBR teve 147 alunos eleitos nas eleições municipais de 2020, em 20 estados brasileiros.

Entre eles, 10 prefeitos e 136 vereadores, de 122 municípios. Desses, 30% são negros e 22%, mulheres.

O cenário político e econômico está em constante mudança no Brasil. Venha aprender o que realmente importa na EXAME Research

“Vimos resultados surpreendentes em algumas frentes, como é o caso de municípios médios, como Joinville (SC), Uberaba (MG) e Curitiba, capital do Paraná, onde se elegeram diversos alunos nossos”, diz Eduardo Mufarej, idealizador do movimento.

É a primeira ver que o Renova pode contabilizar os resultados em uma eleição municipal, já que foi criado em 2017, com o intuido de formar candidatos mais capacitados para gerir o país. O projeto veio como resposta de um cenário político bastante polarizado, que foi pano de fundo das disputas de 2018.

Nas últimas eleições presidenciais, 117 alunos do Renova concorreram a cargos no Legislativo, e 17 foram eleitos. Entre eles, os deputados federais Vinicius Poit (NOVO), Tabata Amaral (PDT), Marcelo Calero (Cidadania) e a deputada estadual Marina Helou (REDE), que concorreu pela prefeitura de São Paulo neste ano.

“Temos um movimento elevado, de gente boa querendo participar da política. Nosso trabalho é para que elas possam acreditar neles mesmos e ter o mínimo de viabilidade política”, diz Mufarej.

 

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.