Brasil

Postos de saúde têm baixa procura no Dia D de vacinação

A campanha de vacinação contra pólio e sarampo vai até 31 de agosto e tem o objetivo de imunizar 11 milhões de crianças de um a menos de cinco anos

 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de agosto de 2018 às 17h57.

São Paulo - O movimento nos postos de saúde no Dia D de vacinação contra pólio e sarampo na capital paulista, na manhã deste sábado, 18, foi baixo.

A diretora técnica da Divisão de Imunizações da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, Helena Sato, atribuiu o movimento fraco pela manhã ao frio e também ao fato de, neste dia da semana, os pais terem outros afazeres. "Não podemos baixar a guarda. Estamos falando de duas doenças de elevada infectividade e a única maneira de preservar os nossos filhos é vacinando adequadamente", explica Helena.

Os Postos de Saúde do Estado de SP, fixos e volantes, estarão abertos até às 17h, para o segundo Dia D de vacinação contra sarampo e paralisia infantil (poliomielite).

Todas as crianças com idade entre um ano e menores de 5 anos devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal. A campanha nos postos de saúde segue até 31 de agosto.

Ângela Ferreira Rebouças Gomes levou a filha Angelina Rebouças Gomes, de 4 anos, para se vacinar no Centro de Saúde Pinheiros, na capital paulista. "Desde os dois meses de idade trago a minha filha neste posto de saúde para se vacinar. Acho muito importante as campanhas de vacinação e não abro mão de nenhuma", disse.

Segundo balanço feito pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com base nos dados informados pelos municípios, mais de 40% das crianças paulistas com idade entre 1 e menores de 5 anos já estão imunizadas contra poliomielite e sarampo.

Foram aplicadas 1.775.984 doses de ambas as vacinas, desde 4 de agosto, quando a campanha começou com 'Dia D' extra de vacinação realizado exclusivamente no Estado de São Paulo. Nesse período, 895.773 crianças foram vacinadas contra pólio e 880.211 contra sarampo. A população-alvo prevista na campanha é de 2,2 milhões de crianças paulistas.

Brasil ainda precisa vacinar 9 milhões de crianças

O Brasil chega ao Dia D da campanha de vacinação contra pólio e sarampo com cerca de 9 milhões de crianças ainda precisando ser imunizadas. De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde, somente 16% do público-alvo já recebeu uma dose das vacinas.

A campanha de vacinação contra pólio e sarampo que começou no dia 6 agosto e vai até 31, tem o objetivo de imunizar 11 milhões de crianças de um a menores de cinco anos.

Após o sarampo ser considerado erradicado no Brasil em 2016, o País hoje enfrenta dois surtos da doença, segundo boletim divulgado na terça-feira: no Amazonas (910 casos confirmados, com duas mortes) e em Roraima (296 casos e quatro mortes). Há casos isolados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio, Rondônia e Pará. Nesta sexta-feira, 17, foram confirmados dois casos em Pernambuco.

Acompanhe tudo sobre:CriançasPoliomieliteSarampoSaúdeVacinas

Mais de Brasil

Fim de semana em São Paulo terá sol, nuvens e pancadas de chuva no sábado

Defesa de Fernando Collor pede prisão domiciliar por questões de saúde

Collor passará por audiência de custódia para definir local de prisão

STF forma maioria para condenar ‘Débora do Batom’, que pichou estátua do STF