Brasil

Posse de Flávio Dino no STF: veja horário e como assistir ao vivo

A cerimônia será presidida pelo ministro Luis Roberto Barroso e terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Flávio Dino: novo ministro toma posse nesta quinta (Jefferson Rudy/Agência Senado/Flickr)

Flávio Dino: novo ministro toma posse nesta quinta (Jefferson Rudy/Agência Senado/Flickr)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 22 de fevereiro de 2024 às 06h00.

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, toma posse nesta quinta-feira, 22, como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A solenidade está marcada para as 16h. Dino ocupará a vaga de Rosa Weber, aposentada em setembro de 2023. 

A cerimônia será presidida pelo ministro Luis Roberto Barroso e terá a presença de autoridades de outros Poderes, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Dino volta ao judiciário após 18 anos — entre 1994 e 2006 ele foi juiz federal e presidiu a Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe). Abandonou a carreira de juiz para se filiar ao PCdoB e entra na política. Foi deputado, presidente da Embratur, governador do Maranhão por dois mandatos e senador, além de ministro da Justiça e Segurança Pública de Lula. Dino será o primeiro ministro do STF desde a redemocratização que já foi governador. 

Quem é Flávio Dino, novo ministro do STF

Flávio Dino de Castro e Costa é formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão em 1991. O ministro começou sua vida política no movimento estudantil e integrou a ala jovem da campanha do presidente Lula, em 1989.

Dino foi juiz federal por 12 anos (1994-2006), quando presidiu a Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe). Abandonou a carreira no judiciário para se filiar ao PCdoB e disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.

Cumpriu um mandato de deputado federal de 2007 a 2010, destacando-se nos debates da reforma política. Foi presidente da Embratur de 2011 a 2014, quando deixou o cargo para disputar a eleição de governador do Maranhão. Foi eleito governador em 2014 e comandou o estado por dois mandatos, de 2014 até 2022.

Deixou o PCdoB e se filiou ao PSB. Em 2022, foi eleito senador pelo Maranhão. Se licenciou da função para assumir o ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Lula.

Quando Dino vai se aposentar no STF?

Dino poderá atuar na Corte por 20 anos, ou seja, até 2044. A aposentadoria compulsória de ministros do Supremo ocorre aos 75 anos.

Como assistir ao vivo a posse de Flávio Dino no STF?

A posse de Flávio Dino como ministro do STF poderá ser acompanhada pelo canal do YouTube do STF ou pela TV Justiça.

Que horas será a posse de Flávio Dino no STF?

A cerimônia de posse está marcada para começar as 16h.

Acompanhe tudo sobre:Flávio DinoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

O que aconteceu com o maior avião do mundo que teve 'clarão' antes de decolar em SP?

STF forma maioria para descriminalizar porte de maconha para uso pessoal

Toffoli envia complemento de voto em que defende acabar com registro criminal para usuário de drogas

Operação da PF investiga invasão e uso criminoso do aplicativo E-título

Mais na Exame