Brasil

Polícia Federal faz operação contra lavagem de dinheiro que movimentou R$2 bi do tráfico de drogas

Investigação teve como base a análise de mais de 500 contas bancárias nos últimos anos

PF: A operação é resultado de uma investigação que teve como base análises financeiras e patrimoniais dos investigados (Polícia Federal/Reprodução)

PF: A operação é resultado de uma investigação que teve como base análises financeiras e patrimoniais dos investigados (Polícia Federal/Reprodução)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 6 de março de 2024 às 10h27.

Polícia Federal do Paraná, com apoio da Polícia Militar de Santa Catarina, deflagrou, nesta quarta-feira, a Operação Follow The Money, que investiga lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. A operação é resultado de uma investigação que teve como base análises financeiras e patrimoniais dos investigados, abrangendo quase 500 contas bancárias, que movimentaram mais de R$2 bilhões, entre créditos e débitos, nos últimos anos.

Indícios apontam que a organização criminosa investigada utilizava vários métodos para esconder a origem do dinheiro, como negócios simulados com imóveis, veículos, transportes e na área de óleos e lubrificantes. Também foram realizadas análises fiscais, com o apoio da Receita Federal, que permitiram reforçar as conclusões do uso de múltiplas empresas para dispersar e ocultar os ganhos ilícitos da organização.

A operação contou com a participação de aproximadamente 200 policiais federais e 20 auditores da Receita Federal. Foram presos os dois principais líderes do grupo, com o cumprimento de 33 mandados de busca e apreensão nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Ceará.

Foi realizado o bloqueio judicial de mais de uma centena de bens dos investigados, tais como contas bancárias, veículos de luxo, caminhões e maquinários agrícolas e imóveis urbanos e rurais. Bens apreendidos e indisponibilizados da organização criminosa ainda estão sendo contabilizados.

Acompanhe tudo sobre:Polícia FederalTráfico de drogasParaná

Mais de Brasil

Rio Grande Sul voltará a enfrentar chuvas fortes e massa de ar polar nesta semana, alerta Inmet

Rio de Janeiro recebe FII PRIORITY Summit com o tema “Investir com Dignidade”

CCR retoma cobrança de pedágio na ViaSul e restabelece ligação entre Porto Alegre e interior

Governo de SP e 305 municípios atendidos pela Sabesp aprovam novo contrato para privatização

Mais na Exame