Pazuello diz que vacinação começa em janeiro; Brasil busca 2 mi de doses na Índia

O ministro da Saúde não especificou uma data, mas disse que a imunização vai começar em 3 a 4 dias após o registro da Anvisa

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quarta-feira, 13, em Manaus, que o governo vai enviar um avião para pegar as 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 no Serum Institute, que fica na Índia, e é vinculado à AstraZeneca. Ele ainda garantiu que a vacinação começa em janeiro.

“Vamos vacinar em janeiro, e Manaus será também a primeira a ser vacinada. Ninguém receberá a vacina antes de Manaus. Será distribuída simultaneamente em todos os estados na sua proporção de população”, disse.

Pazuello está em Manaus para dar suporte à prefeitura e ao governo do estado para o enfrentamento à covid-19. A capital do Amazonas registrou uma explosão de casos nas últimas semanas e os hospitais entraram em colapso, relembrando o que ocorreu na primeira onda em 2019.

“Hoje ainda decola o avião para buscar as 2 milhões de doses na Índia. É o tempo de viajar, apanhar e trazer. Já está com o documento de importação pronto. E a data de decolagem é dia 16 de janeiro”, afirmou.

Ele ainda disse que a distribuição vai ocorrer em “3 a 4 dias dias” após o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A agência marcou para o domingo, 17, uma reunião da Diretoria Colegiada, na qual serão avaliados os pedidos de uso emergencial das vacinas contra a covid-19 do Instituto Butantan/Sinovac e da Fiocruz/AstraZeneca. O prazo limite para esta análise terminaria no dia 18, segunda-feira.

Em nota divulgada à imprensa, a Anvisa condiciona o parecer à “entrega, em tempo hábil para análise, dos documentos faltantes e complementares”, diz.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.