Brasil

Mutirão de teste de paternidade em São Paulo; entenda como funciona o "Encontre o seu Pai Aqui"

Em três ações anteriores, houve 76 atendimentos

Teste de DNA: Para a realização, todos os envolvidos tem que estar de acordo (EVARISTO SA/AFP via Getty Images/Getty Images)

Teste de DNA: Para a realização, todos os envolvidos tem que estar de acordo (EVARISTO SA/AFP via Getty Images/Getty Images)

AB

Agência Brasil

Publicado em 12 de dezembro de 2022 às 17h42.

Famílias que desejam realizar teste de paternidade em São Paulo poderão ir a mais uma edição do mutirão "Encontre seu Pai Aqui", promovido pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc) e o Ministério Público. O mutirão será nesta quarta-feira (14), entre 7h e 16h, na sede do Imesc, na Rua Barra Funda, 824, na região da Barra Funda, no centro da capital paulista.

O exame é gratuito e as famílias serão atendidas por ordem de chegada. O objetivo da ação é facilitar o processo de inclusão da paternidade nos documentos de pessoas que ainda não foram reconhecidas legalmente.]

LEIA TAMBÉM: Farmácia Popular ganha R$ 2,1 bilhões a mais em relatório do Orçamento

Como funciona o "Encontrei o seu Pai Aqui"

Para participar da ação será necessário que todos os envolvidos – filho (a), mãe e suposto pai – estejam de acordo com a realização do exame de DNA (ácido desoxirribonucleico) e compareçam juntos ao local para a coleta. Também será necessário apresentar documento original com foto e certidão de nascimento, no caso de crianças e adolescentes. Não é necessário nenhum preparo especial para a coleta.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Caso o suposto pai não compareça, a mãe poderá realizar o atendimento e dar continuidade ao processo de paternidade junto ao Ministério Público. Se o suposto pai já tiver falecido, parentes de primeiro grau como pais, irmãos (por parte de pai e mãe) e filhos dele (com suas respectivas mães) poderão passar pela coleta de sangue.

Este será o quarto mutirão realizado pelo Imesc neste ano. Nos outros três, houve 76 atendimentos.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:DNAExames médicosFamília

Mais de Brasil

Lula, Haddad, Mercadante e mais: veja repercussão da morte de Maria da Conceição Tavares

São Paulo pode ter dia mais quente de junho neste fim de semana

Morre aos 94 anos a economista Maria da Conceição Tavares

Mais na Exame