Mercados de SP poderão distribuir sacolinhas recicláveis

Sacolinha, padronizada para todo o comércio, será de material que pode ser processado por duas usinas de triagem de material reciclado abertas pela gestão

São Paulo - O prefeito Fernando Haddad (PT) anunciou na tarde desta quinta-feira, 13, que permitirá uma brecha na lei que proíbe a distribuição de sacolinhas plásticas por supermercados.

Os estabelecimentos poderão distribuir um tipo de sacola reciclável, que será usado pelo município para abrigar material usado pela coleta seletiva.

A sacolinha, que será padronizada para todo o comércio, será de material que pode ser processado pelas duas usinas de triagem de material reciclado abertas pela gestão.

As empresas e fabricantes têm 60 dias de prazo para padronizar as sacolinhas.

A padronização será de cor, dimensões, material e terá instruções sobre quais materiais podem ser usados nessa sacola e sites com informações de horário para a coleta seletiva.

Cidadãos que usarem essa sacolinha para depositar lixo orgânico serão multados.

Uma campanha publicitária e educativa orientará a população, explicou o prefeito.

Para descartar lixo comum, o cidadão terá de usar outras sacolas.

Haddad afirmou que a medida atende a demandas dos fabricantes de sacolinhas, que tinham perspectivas de demitir empregados, e dos consumidores, que continuam com uma opção de sacolinha.

A opção foi costurada com as empresas do comércio varejista.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.