Brasil

Marcelo Freixo será presidente da Embratur no governo Lula

Convite foi feito pela futura ministra do Turismo, Daniela do Waguinho e confirmado neste sábado, 31

Marcelo Freixo: deputado chegou a ser cotado para o Ministério do Turismo, mas Lula decidiu dar o comando da pasta ao União Brasil (Buda Mendes/Getty Images)

Marcelo Freixo: deputado chegou a ser cotado para o Ministério do Turismo, mas Lula decidiu dar o comando da pasta ao União Brasil (Buda Mendes/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 31 de dezembro de 2022 às 14h13.

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) será presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) no novo governo Lula. O convite foi feito pela futura ministra do Turismo, Daniela do Waguinho e confirmado neste sábado, 31, pelo novo governo.

Freixo saiu derrotado neste ano da disputa pelo governo do Rio de Janeiro e ficará sem mandato.

Ele chegou a ser cotado para o Ministério do Turismo, mas o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva decidiu dar o comando da pasta ao União Brasil, partido de Daniela. O petista negociou espaço no governo a legendas de centro com o objetivo de aumentar sua base parlamentar no Congresso, mas enfrentou dificuldades nas negociações.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia

Como mostrou o Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) em 21 de dezembro, depois de ser descartado para o Turismo, o destino de Freixo no governo estava entre a presidência da Embratur e a Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça, cargo que acabou ficando com o deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE).

"Quero agradecer a @DanielaWaguinho e ao presidente @LulaOficial pela confiança. Vamos trabalhar juntos para reconstruir a Embratur e transformar o turismo num instrumento de desenvolvimento sustentável e geração de emprego. O Brasil voltará a ter protagonismo no setor", escreveu Freixo no Twitter. Ele atuou no grupo temático de turismo durante a transição.

Também nas redes sociais, Daniela confirmou o convite e disse que o deputado vai auxiliá-la a "reconstruir" o turismo brasileiro, reforçar a imagem do Brasil junto aos mercados internacionais e, dessa forma, atrair mais turistas para o País.

Freixo concorreu neste ano ao governo do Rio, mas perdeu a disputa para o governador Cláudio Castro (PL), que se reelegeu em primeiro turno. Com histórico de atuação na esquerda, Freixo fez acenos para o centro durante a campanha ao escolher como candidato a vice em sua chapa, por exemplo, o ex-prefeito Cesar Maia, do PSDB.

Quem são os ministros de Lula? Veja lista com os 37 escolhidos pelo presidente eleito

Acompanhe tudo sobre:EmbraturGoverno LulaMarcelo Freixo

Mais de Brasil

Novo oficializa candidatura de Marina Helena à prefeitura de SP com coronel da PM como vice

Estudo da Nasa aponta que Brasil pode ficar 'inabitável' em 50 anos; entenda

Temperatura acima de 30°C para 13 capitais e alerta de chuva para 4 estados; veja previsão

Discreta, Lu Alckmin descarta ser vice de Tabata: 'Nunca serei candidata'

Mais na Exame