Brasil

Lula defende revolução industrial e criação de condições para impulsionar competitividade do Brasil

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva destaca a importância de investimentos na indústria e critica decisões que afetaram empréstimos do Banco do Nordeste e recursos do BNDES

Lula citou ainda que o Banco do Nordeste (BNB) não empresta dinheiro a Estados e prefeituras "porque alguém decidiu que não empresta" (Ricardo Stuckert/Flickr)

Lula citou ainda que o Banco do Nordeste (BNB) não empresta dinheiro a Estados e prefeituras "porque alguém decidiu que não empresta" (Ricardo Stuckert/Flickr)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 6 de julho de 2023 às 16h07.

Última atualização em 6 de julho de 2023 às 16h27.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que "a hora é agora" para o País fazer uma revolução industrial e voltar a ser competitivo no cenário mundial. Ele afirmou que o governo irá criar condições à industrialização, inclusive para garantir investimento na indústria de gás: "O País pode ter a indústria que quiser".

"[O ministro da Fazenda, Fernando] Haddad sabe que temos de aportar recursos para que o BNDES faça a economia funcionar. A presidente do Banco do Brasil [Tarciana Medeiros] sabe que tem de voltar a fazer crédito barato para que as pessoas possam produzir", comentou, citando também a Caixa Econômica Federal. "É preciso parar com essa discussão que o País não pode ter gás" declarou, durante a reunião que marca a reativação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) nesta quinta-feira 6. Ele destacou que não tem como separar crescimento e investimento.

Banco do Nordeste

Lula citou ainda que o Banco do Nordeste (BNB) não empresta dinheiro a Estados e prefeituras "porque alguém decidiu que não empresta". Por que o Estado faz o papel de bandido?", questionou.

Na esteira das críticas, o presidente também questionou por que "se tomou quase R$ 600 bilhões de volta do BNDES, que, em vez de investir, devolveu para o Tesouro? Para o Tesouro fazer o quê? O que foi feito com todo o dinheiro que deixou de ser investido neste País?".

Acompanhe tudo sobre:IndústriaLuiz Inácio Lula da SilvaGoverno Lula

Mais de Brasil

STF adia pagamento de dívida de Minas Gerais com a União

Baixa umidade causa alerta de 'perigo potencial' em 11 estados, ventanias e chuvas no Nordeste

Governo e Senado pedem ao STF prorrogação de prazo de acordo sobre desoneração da folha

Lula diz que proposta de segurança do governo será elaborada com 27 governadores

Mais na Exame