Brasil
Acompanhe:

José Guimarães: apoio do PT à reeleição de Lira pode ser fechado nesta semana

Deputado negou que haja demora no posicionamento da legenda à reeleição do atual presidente da Câmara

Guimarães: vice-presidente do PT acredita que a definição pode acontecer até essa semana (Pedro França/Agência Câmara/Exame)

Guimarães: vice-presidente do PT acredita que a definição pode acontecer até essa semana (Pedro França/Agência Câmara/Exame)

E
Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de novembro de 2022, 16h06.

Última atualização em 27 de novembro de 2022, 16h47.

O PT pode fechar o seu apoio à reeleição do presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP-AL), nesta semana, segundo o vice-presidente do partido, o deputado José Guimarães (PT-CE). "Começamos a dialogar com ele (Lira) sobre nossa participação na reeleição dele, tendo em vista os interesses do governo. Nesta semana podemos fechar essa construção e, evidentemente, anunciar a posição oficial do PT", disse Guimarães em entrevista à CNN na manhã deste domingo, 27.

"Acredito que até quarta-feira se o texto da PEC da transição for apresentado no Senado e a ação política com bloco que está discutindo reeleição de Lira e aprovação da PEC avançar. Espero que até quarta-feira a gente desate esse nó e tenha oficialmente o texto da PEC", acrescentou.

Guimarães acredita que a definição possa ocorrer na próxima terça-feira, 29, quando a bancada do PT e a federação Brasil da Esperança possuem encontros para tratar do tema. O deputado negou que haja demora no posicionamento da legenda à reeleição de Lira e atribuiu o processo aos ritos internos do partido e mecanismos de decisão para ouvir a bancada e construir unidade.

Dentre a federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PCdoB e PV Guimarães afirmou que há discussões sobre a questão. "Iniciamos conversa com o novo líder do PSB e andou bem. Há discussão com o PDT. Pretendemos até quarta-feira concluir essa etapa, ou seja, nos lançarmos na perspectiva de uma composição com o atual presidente e estabelecer relação de respeito mútuo", afirmou.

Guimarães não respondeu diretamente se o apoio a Lira está condicionado à aprovação da PEC da transição, mas afirmou que Lira tem compromisso com a aprovação do texto e que a PEC é um dos assuntos tratados com ele, além da reeleição. "Lira tem compromisso conosco de que a Câmara ratificará o texto da PEC da transição que sair do Senado. A Câmara votará imediatamente a proposta que sair do Senado, evidentemente que o Senado tem de apresentar proposta objetiva ", disse o deputado.