Brasil

Indicados ao STJ por Lula serão sabatinados no Senado nesta quarta; veja quem são

Entre os indicados para ministros do órgão estão a advogada Daniela Teixeira e os desembargadores Teodoro Silva Santos e José Afrânio Vilela

O STJ é um órgão formado por 33 ministros escolhidos e nomeados pelo presidente da República a partir de lista tríplice formulada pelo próprio tribunal (Wikimedia Commons)

O STJ é um órgão formado por 33 ministros escolhidos e nomeados pelo presidente da República a partir de lista tríplice formulada pelo próprio tribunal (Wikimedia Commons)

Publicado em 25 de outubro de 2023 às 06h55.

Nesta quarta-feira, 25, os três indicados para o cargo de ministros no Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, serão sabatinados no Senado. O evento acontece a partir das 10 horas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Entre os indicados por Lula, estão a advogada Daniela Teixeira e os desembargadores Teodoro Silva Santos e José Afrânio Vilela.

O STJ é um tribunal superior formado por 33 ministros escolhidos e nomeados pelo presidente da República a partir de lista tríplice formulada pela própria Corte. Antes da nomeação, os indicados passam por uma sabatina no Senado.

O STJ é considerado o guardião da uniformidade da interpretação das leis federais. Cabe ao tribunal a resolução de casos de natureza civil e criminal, que não envolvam questões constitucionais ou jurisdições especializadas. A campanha para chegar aos três nomes foi acirrada, se arrastando por todo o primeiro semestre de 2023. A palavra final coube a Lula, que indicou os três nomes entre agosto e setembro.

Quem são os indicados ao STJ

Daniela Rodrigues Teixeira deve ocupar a vaga reservada à advocacia. A candidata deve assumir a vaga que era do ministro Felix Fischer, agora aposentado. Daniela integrou comissões da Câmara dos Deputados para revisão das Leis de Segurança Nacional, Lavagem de Capitais e Improbidade Administrativa, e foi autora do anteprojeto que resultou na Lei 13.363, de 2016. Ela que estabelece direitos e garantias para advogada gestante, lactante, adotante ou que der à luz e para advogados que se tornarem pais. Foi escolhida em 2019 pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para compor a lista tríplice do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).]

Já Teodoro Santos é atualmente desembargador no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Entre 1989 e 1992, foi delegado em Rondônia. Entre 1993 e 2010, promotor de Justiça do Ceará. Desde 2003, ele é professor titular da Universidade de Fortaleza e também tem uma longa produção bibliográfica, com artigos publicados em periódicos e livros.

Por fim, José Afrânio Vilela é desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desde 2005, atuando na 2ª Câmara Cível. É ele quem assume a vaga que era do ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, que faleceu em abril.

Acompanhe tudo sobre:STJJustiçaLuiz Inácio Lula da SilvaSenado

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame