Brasil

Graça Foster fala na CPI da Petrobras; acompanhe

A ex-presidente presta hoje depoimento na CPI que investiga o esquema de corrupção na estatal

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2015 às 15h26.

São Paulo -  A ex-presidente da Petrobras Graça Foster depõe neste momento na CPI da Petrobras. Esta é a segunda vez que ela presta esclarecimentos sobre o esquema de corrupção na estatal.

No ano passado, ex-presidente já havia feito um depoimento na CPMI que tratava do mesmo assunto. Na época, foi acusada de ter tido acesso prévio a perguntas - e preparado as respostas - que seriam feitas pelos parlamentares governistas. 

Hoje, a ex-presidente iniciou sua fala dizendo que esta é a primeira vez que vai à CPI como uma "cidadã comum", sem ser a presidente da estatal. 

Em sua fala inicial, Graça disse que a Petrobras foi surpreendida com a deflagração da Operação Lava Jato no ano passado. 

A ex-presidente da empresa afirmou também que o esquema de corrupção investigado pela operação é uma "questão de polícia" e se formou fora da estatal.

Graça Foster questionou ainda a declaração do ex-gerente Pedro Barusco de que recebeu propina entre 1997 e 1998 de maneira isolada. O período coincide com a gestão do PSDB na presidência.  "Não consigo imaginar como pode ser verdadeira a fala do Barusco de que ele sozinho recebia propina", disse.

Ela admitiu se sentir envergonhada diante dos fatos que estão sendo revelados sobre o esquema de corrupção. "Eu tenho realmente um constrangimento muito grande por tudo isso, de olhar para vocês", afirmou. 

Apesar disso, a executiva disse que a Operação Lava Jato é positiva para a Petrobras e deixará "marcas na história" da empresa. "Não vamos esquecer nunca o ano de 2014", afirmou.

Em outro momento, Graça Foster falou sobre o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Questionada sobre a presença do tesoureiro na estatal, Graça disse: "Nunca vi o Vaccari em lugar nenhum". Vaccari é apontado como um dos operadores do esquema de desvio de dinheiro da Petrobras.

Acompanhe a transmissão ao vivo do depoimento da ex-presidente da Petrobras. Para assistir, baixe o plugin do Windows Media Encoder. O vídeo pode não ser visualizado em dispositivos móveis. 

mms://stream.camara.leg.br/tvcamara2t200

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasExecutivos brasileirosGás e combustíveisGraça FosterIndústria do petróleoMulheres executivasOperação Lava JatoPetrobrasPetróleoPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Tarcísio estima economia de R$ 1,7 bi por ano com auditoria de aposentadorias e prova de vida

Às vésperas de posse na Petrobras, Magda Chambriard já dá expediente na companhia

PF pede inquérito contra Chiquinho Brazão por suspeita de desvio de emendas parlamentares

Claudio Castro é absolvido após TRE-RJ formar maioria contra cassação

Mais na Exame