Brasil

Governo Lula é aprovado por 35% e reprovado por 34%, diz pesquisa Datafolha

Na comparação com a pesquisa anterior, divulgada em outubro, o cenário mostra estabilidade. A gestão petista vive o seu pior momento desde dezembro de 2023

Lula: gestão petista tem pior momento de avaliação em dois anos (Carlos FABAL / AFPTV / AFP) (Photo by CARLOS FABAL/Getty Images)

Lula: gestão petista tem pior momento de avaliação em dois anos (Carlos FABAL / AFPTV / AFP) (Photo by CARLOS FABAL/Getty Images)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 17 de dezembro de 2024 às 14h10.

Última atualização em 17 de dezembro de 2024 às 14h49.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 35% dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha publicada nesta terça-feira, 17, pelo jornal Folha de S. Paulo. O levantamento mostra que 34% dos entrevistados reprovam a gestão petista. Cerca de 29% dos brasileiros consideram o governo como regular e 1% não souberam responder.

Na comparação com a pesquisa anterior, divulgada em outubro, o cenário mostra estabilidade, com a aprovação com uma variação negativa de um ponto percentual e a reprovação com uma oscilação de um ponto positivo. A avaliação regular se manteve em 29%.

  • Ótimo/Bom: 35% (36% em outubro)
  • Ruim/Péssimo: 34% (32% em outubro)
  • Regular: 29% (29% em outubro)
  • Não sabem: 1% (2% em outubro)

O levantamento mostra que governo vive o seu pior momento de avaliação em dois anos. Em dezembro de 2023, a aprovação da gestão era de 38%. Segundo o Datafolha, a avaliação do governo petista se assemelha a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no fim do segundo ano de governo.

Na comparação com a série história de presidentes eleitos em primeiro mandato, Lula só tem avaliação melro que José Sarney em 198 e Fernando Collor em 1992.

A pesquisa foi realizada em um momento de instabilidade para o governo, que vê a disparada do dólar após o anúncio do pacote fiscal com a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e uma taxa de juros de 12,25%. O governo corre para tentar aprovar o pacote fiscal no Congresso, mas esbarra na resistência do Congresso.

Lula tem melhor resultado entre mais pobres e vê avaliação negativa entre os homens subir

A aprovação de Lula está concentrada entre as mulheres, pessoas que estudaram ensino fundamental, com renda de até dois salários mínimos e católicos. O petista tem a menor taxa de ruim ou péssimo numericamente entre os pretos e pobres.

Entre os que desaprovam a gestão petista estão os homens, com ensino superior completo, com renda de mais de 10 salários mínimos, brancos e evangélicos. A avaliação negativa entre o eleitorado masculino cresceu nas últimas pesquisas.

A pesquisa Datafolha foi realizada presencialmente em 12 e 13 de dezembro com 2.002 pessoas de 16 anos ou mais em 113 cidades. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Ministros assinam acordos de cooperação para modernizar estatais

Ministro diz que enviou a Haddad pedido de movimentos sociais para ajuste em pacote fiscal

Prisão de Braga Netto não foi uma surpresa para ninguém, diz Múcio

YouTube remove vídeos com informações falsas sobre saúde de Lula após AGU questionar publicações