Brasil

ALERTA: Governador do RS informa que quatro rios poderão ter novas cheias neste domingo

Entre sábado e domingo, a previsão é de que os rios Jacuí, Taquari, Caí e Sinos voltem a causar novas cheias na região

Porto Alegre e os efeitos das enchentes no Rio Grande do Sul  (Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul (SEDAC)/Divulgação)

Porto Alegre e os efeitos das enchentes no Rio Grande do Sul (Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul (SEDAC)/Divulgação)

Publicado em 11 de maio de 2024 às 21h26.

Última atualização em 11 de maio de 2024 às 21h47.

Tudo sobreEnchentes no RS
Saiba mais

O governador Eduardo Leite gravou um alerta importante sobre nova elevação do nível dos rios Jacuí, Taquari, Caí e Sinos nesta madrugada, de sábado para domingo.

“Devemos ter uma elevação de rios nesta noite, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Por favor, se coloquem em segurança porque ainda estamos vivendo uma emergência no Rio Grande do Sul”, afirma o governador.

Atenção especial para os municípios de:

  • Eldorado do Sul
  • Estrela
  • Lajado
  • Montenegro
  • Porto Alegre
  • São Sebastião do Caí
  • Taquari

Segundo a Metsul Meteorologia, a trégua durou pouco e os rios voltam a subir com o retorno da chuva desde sexta-feira, 10. A chuva supera 100 mm em municípios dos vales e da Serra, com chuva volumosa ainda no Centro do estado, Grande Porto Alegre e o Litoral Norte, o que já causa repique de cheias e levará a um novo agravamento da situação no Rio Grande do Sul.

Ainda de acordo com a Metsul, todos estes rios desembocam no Guaíba, que por ora ainda baixa em Porto Alegre, mas deverá voltar a subir nos próximos dias com vento Sul e a chegada de vazão maior dos vários rios com repiques de cheias. Isso prolongará a enchente em Porto Alegre com alto risco de nova piora. E, mais tarde, alongará a crise das enchentes na Lagoa dos Patos, no Sul gaúcho.

“Não é momento para voltar para essas localidades em risco. Não é seguro. Evitem regiões com encostas de morro, ainda há riscos de deslizamentos por conta do solo enxarcado. Por favor, se coloquem em segurança”, afirma o governador.

https://www.instagram.com/reel/C62Mi3srbE5/?igsh=c2xqZ3V6MDJ2cmd5

Acompanhe tudo sobre:Enchentes no RSEnchentesEduardo LeiteClima

Mais de Brasil

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes

Lula lamenta acidente que deixou ao menos 38 mortos em Minas Gerais: 'Governo federal à disposição'

Acidente de ônibus deixa 38 mortos em Minas Gerais