Brasil

Fortes chuvas devem atingir Sul e Nordeste; RS deve enfrentar frio intenso

Veja como será cada dia no estado gaúcho, desta segunda-feira até sábado, 25

Previsão: Sul e Nordeste devem enfrentar chuvas intensas nesta semana (Porto Alegre City Hall/AFP Photo)

Previsão: Sul e Nordeste devem enfrentar chuvas intensas nesta semana (Porto Alegre City Hall/AFP Photo)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 20 de maio de 2024 às 09h14.

A semana que se inicia nesta segunda-feira, 20, começa com mais um alerta para o Rio Grande do Sul, com previsão de chuvas volumosas (entre terça e sexta-feira) e frio intenso para o estado e também algumas regiões de Santa Catarina e do Paraná. No fim da semana, as temperaturas marcarão abaixo de zero em várias regiões, que terão, inclusive, geada ampla. Isso se dá por causa da chegada de uma forte massa de ar polar, segundo o MetSul. As chuvas volumosas, no entanto, não se restringem ao RS.

Alguns estados do Nordeste também receberam um alerta de perigo para o alto acumulado de chuva nos próximos dias. São eles, segundo o Inmet: Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. A chuva na região pode chegar de 50 a 100 mm por dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. No Norte, nos estados de Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, há um "perigo potencial" de chuvas intensas.

Alerta de perigo para o alto acumulado de chuva no litoral do Nordeste — Foto: Divulgação/Inmet

Alerta de perigo para o alto acumulado de chuva no litoral do Nordeste — Foto: Divulgação/Inmet (Inmet/Divulgação)

No Centro-Oeste, pegando parte do interior de São Paulo e de Rondônia, o Inmet alerta para o "perigo potencial" do declínio de 3ºC a 5ºC na temperatura. No Rio de Janeiro, a temperatura durante a semana tem mínima de 21ºC e máxima de 31ºC, com possibilidade de chuvas isoladas entre segunda e terça.

No Centro-Oeste, perigo potencial de declínio de temperatura — Foto: Divulgação/Inmet

No Centro-Oeste, perigo potencial de declínio de temperatura — Foto: Divulgação/Inmet (Inmet/Divulgação)

Previsão por dia no Rio Grande do Sul

Conforme previsão feita pelo MetSul, os dias de maior instabilidade no RS serão de terça a sexta. Os maiores acumulados de chuva no estado serão na quarta (no Oeste e no Sul) e na quinta (no Norte). As chuvas na serra gaúcha, mesmo não sendo excessivas, devem elevar novamente o nível do Guaíba, que recuou 42 cm no fim de semana. Veja, abaixo, uma previsão para esta semana, de dia a dia, no RS:

  • Segunda-feira, 20: Com o afastamento da área de baixa pressão atmosférica, um ar mais seco avança para o estado, o que melhora o tempo em diversas regiões, com exceção do Leste do estado
  • Terça-feira, 21: Com a chegada da chuva em diversas regiões, ao longo do dia, o tempo fica instável, principalmente da parte da tarde para a noite, com precipitação moderada a forte, de forma isolada, e com trovoadas.
  • Quarta-feira, 22: No Oeste e no Sul do estado, uma frente fria traz chuva (de moderada a forte) ao longo do dia. Da tarde para a noite, a chuva avança para partes do Noroeste e do centro do estado. No Norte e no Nordeste gaúcho, o tempo é firme, inclusive com calor e abafamento.
  • Quinta-feira, 23: Em alguns momentos do dia, a chuva será forte do Centro para o Norte do estado, com trovoadas. O tempo melhora no extremo Sul, na fronteira com o Uruguai e na região de Uruguaiana.
  • Sexta-feira, 24: Com ingresso de ar frio, a circulação de umidade da área de baixa pressão traz muitas nuvens, chuva, garoa e vento moderado a forte com queda acentuada da temperatura e baixa sensação térmica na maioria das regiões gaúchas. As rajadas de vento podem ficar entre 70 km/h e 90 km/h no Sul e no Leste do estado.
  • Sábado, 25: O sol predomina no estado, porém com frio intenso, em dia que será típico do auge do inverno.
Acompanhe tudo sobre:Rio Grande do NorteEnchentes no RSChuvasRegião NordesteRegião NorteSudesteCentro-OesteSulClima

Mais de Brasil

PL do Aborto gera manifestações em ao menos oito cidades

Rio quer atrair investimentos da Arábia Saudita e criar hub para Data Centers - inclusive submarinos

Microexplosão atinge município gaúcho de São Luiz Gonzaga

Combate ao fogo no Parque de Itatiaia continua, sem previsão de fim

Mais na Exame