Acompanhe:

As áreas de instabilidade que influenciam o tempo no estado do Rio de Janeiro dá o tom da despedida de outubro e da chegada de novembro. Apesar da tendência de diminuir o volume de chuva no feriadão, as pancadas no fim de tarde e no início da noite vão se tornar mais constantes, além dos termômetros seguirem elevados, no próximo mês. Novembro tende a ser mais chuvoso que o mês anterior, com registro em mais dias consecutivos, prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Apesar da estimativa de média de 239mm para novembro — aumento significativo em relação a outubro, prestes a fechar em torno de 195mm —, fica abaixo da média do mesmo período no ano passado, que somou 398,6mm, acima do normal, efeito direto da La Niña.

— A perspectiva é de ter a chuva dentro da média climatológica, chover menos do que no ano passado, porém em forma de pancadas que podem causar transtornos à população de forma geral. Pedimos que sempre se acompanhe de forma meteorológica e que em qualquer emergência busque a Defesa Civil do município, através do 199. Com a La Niña, há uma configuração de Zona de Convergência do Atlântico Sul, o que favoreceu uma maior precipitação no sudeste do país, fenômeno caracterizado por vários dias consecutivos com chuva. Com o El Niño, que é quem influencia esse ano, a formação desse fenômeno é dificultada, pode correr, mas sem essa abundância — explica o meteorologista do Inmet Claudemir de Azevedo.

A bordo: Megaiate de luxo com varanda privativa de 60m² e jacuzzi em suíte abre temporada de cruzeiros no Rio

Mesmo com a perspectiva de uma média de chuvas menor do que no ano passado, o próximo mês tende a ter mais dias consecutivos com registros de pancadas.

— Novembro vai ser de temperaturas acima da média, também com outra característica que é um número maior de dias consecutivos com chuva, que aumenta o volume de precipitação. É um princípio da estação chuvosa, pancadas mais no fim da tarde.

Feriadão com chuva

O feriadão desta semana, com Dia de Finados na quinta-feira, também será de chuva. É neste dia que a capital deve ter a menor máxima, de 27 graus, um pequeno refresco numa semana que pode registrar 37 graus, como nesta terça-feira. As pancadas isoladas também devem diminuir, perdendo força.

— Essa chuva deve persistir ao longo da semana. Só a partir da quarta-feira que diminui um pouco mais de volume. O final de outubro e o início de novembro é com muita instabilidade no estado do Rio de Janeiro. A chuva é esperada em forma de pancadas em todas as áreas — diz o meteorologista. — E ainda podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento hoje, esperadas mais para o fim do dia. O tempo fica mais instável no feriado, com pancadas de chuva para todo o estado.

Veja como fica o tempo na capital esta semana, segundo o Inmet:

terça-feira, dia 31: muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde e à noite. Vento fraco a moderado com rajadas. Mínima de 24 graus e máxima de 37 graus.

quarta-feira, dia 1º: muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Vento fraco a moderado com rajadas. Mínima de 23 graus e máxima de 27 graus.

quinta-feira, dia 2: muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas. Vento fraco a moderado com rajadas. Mínima de 23 graus e máxima de 28 graus.

sexta-feira, dia 3: muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Vento fraco a moderado com rajadas. Mínima de 23 graus e máxima de 34 graus

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
STF avaliará relatório sobre irregularidades identificadas em câmeras corporais de policiais no Rio
Brasil

STF avaliará relatório sobre irregularidades identificadas em câmeras corporais de policiais no Rio

Há 12 horas

Rio começa a imunizar crianças de 12 anos contra a dengue
Brasil

Rio começa a imunizar crianças de 12 anos contra a dengue

Há 15 horas

Vai chover em São Paulo? Veja a previsão do tempo
Brasil

Vai chover em São Paulo? Veja a previsão do tempo

Há 18 horas

Comitiva do governo federal chega hoje ao Acre, atingido por enchentes
Brasil

Comitiva do governo federal chega hoje ao Acre, atingido por enchentes

Há 21 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais