É importante fortalecer ideia de plebiscito, diz Calheiros

Com a defesa cada vez mais forte dentro do próprio PMDB, de que um referendo seria uma alternativa melhor, Calheiros disse que tudo depende da Câmara

Brasília - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse hoje (4) que é importante fortalecer a proposta de plebiscito para que o instrumento ajude verdadeiramente na reforma política. Apesar disso, com a defesa cada vez mais forte dentro do próprio partido dele, o PMDB, de que um referendo seria uma alternativa melhor, Calheiros disse que tudo depende da Câmara.

“Se ficar demostrado que o plebiscito vai ter dificuldade de andar na Câmara, é muito importante que se procure alternativas para fazer a reforma, para entregar uma nova política ao povo brasileiro. E aí eu acho, sempre achei e já disse isso pra ela, o apoio da presidenta [Dilma Rousseff] é decisivo, é fundamental, é convergir todos na mesma direção para que se mude a política”, disse o presidente do Senado.

Diante do impasse entre os parlamentares Renan não descartou que o referendo possa continuar ganhando força. “Talvez a alternativa seja fazer uma reforma a toque de caixa e submeter [o texto] à população. Mas o fundamental nestas circunstâncias é ouvir a sociedade”, disse.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.