Brasil

Dilma assina convênios para construção de 718 creches

Financiamento é alternativa aos recursos do FNDE

Prefeituras devem aguardar para receber verba, para que funcionar dentro dos padrões exigidos (Antonio Cruz/ABr)

Prefeituras devem aguardar para receber verba, para que funcionar dentro dos padrões exigidos (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2013 às 08h47.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff assinou nesta quinta-feira convênios com 419 municípios para construção de 718 creches e anunciou a edição de uma medida provisória para bancar o custeio dessas unidades enquanto estiverem sem receber recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão gastos 800 milhões de reais para construção das creches, que fazem parte do Proinfância, cujo objetivo é colocar em operação 6 mil escolas infantis em todo país ao custo de aproximadamente 6 bilhões de reais.

"Hoje estamos aqui para aumentar a aceleração do resgate das crianças brasileiras", disse Dilma em discurso. "Seremos bem-sucedidos se ao fim ou no meio desse processo de desenvolvimento do Brasil os maiores beneficiados sejam as crianças e os jovens", acrescentou.

A presidente arrancou aplausos dos prefeitos ao anunciar a edição de uma MP que garanta o repasse de recursos do MEC para o custeio das creches mesmo que elas ainda não estejam cadastradas pelo FNDE.

Normalmente, as prefeituras precisam aguardar meses para receber a verba até que o governo tenha certeza de que a escola está funcionando dentro dos padrões exigidos pelo Executivo.

O MEC não soube informar quando a MP será enviada ao Congresso e nem qual o valor que será gasto pelo governo para garantir o funcionamento das creches.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilSetor de educaçãoAmérica LatinaDados de BrasilCreches

Mais de Brasil

Cidade em Santa Catarina registra menor temperatura do ano no Brasil

Após condenação no STF, Eduardo Bolsonaro pede a Trump que 'restabeleça' sanções contra Moraes

AtlasIntel: Cid tem 20,5% e Capitão Wagner e Luizianne, 18,7% cada, em corrida ao Senado no Ceará

Na cúpula do G7, Lula diz que espera de Trump respeito às eleições do Brasil: 'Não se meta'