Brasil

Chanceler francesa se reúne com Lula em Brasília

Sua visita antecipa a do presidente Emmanuel Macron ao Brasil, em data ainda não anunciada

A chanceler francesa viaja para São Paulo na quinta-feira, 9 (AFP/AFP Photo)

A chanceler francesa viaja para São Paulo na quinta-feira, 9 (AFP/AFP Photo)

A

AFP

Publicado em 8 de fevereiro de 2023 às 12h03.

Última atualização em 8 de fevereiro de 2023 às 12h12.

A chanceler francesa, Catherine Colonna, se reúne nesta quarta-feira, 8, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um dia de encontros em Brasília que começou com uma conversa com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Colonna será recebida às 15h00 por Lula, cujo retorno ao poder em janeiro criou condições para que Paris e Brasília retomem relações de confiança após as crises agudas sob o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022).

Antes, Colonna tem um encontro agendado com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, com quem concederá uma coletiva de imprensa posteriormente.

Sua visita antecipa a do presidente Emmanuel Macron ao Brasil, em data ainda não anunciada.

As relações políticas entre Brasil e França se deterioraram durante o mandato de Bolsonaro, especialmente em 2019, quando, desesperado com as críticas aos gigantescos incêndios na Amazônia, o ex-chefe de Estado de extrema direita e dois de seus ministros insultaram Macron e sua esposa Brigitte .

A chanceler francesa viaja para São Paulo na quinta-feira, 9.

A França é o terceiro maior investidor estrangeiro no Brasil, com US$ 32 bilhões em investimentos. É também o maior empregador estrangeiro, com 500 mil trabalhadores brasileiros, empregados em 1,1 mil empresas francesas.

Acompanhe tudo sobre:FrançaLuiz Inácio Lula da SilvaMarina Silva

Mais de Brasil

Escala 6x1: Lula confirma reunião com Motta e critica transição gradual de redução de jornada

Definição da candidatura ao Senado deve sair até início de junho, diz Marina

Indefinição do PT atrapalha, diz Tabata sobre chapa da esquerda em SP

Ministro do Planejamento nega chance de reajuste no Bolsa Família