Brasil

Cade multa Aperam em R$ 5,5 mi por prática anticompetitiva

O conselho concluiu que a Aperam oferecia vantagens econômicas à sua distribuidora Amib Serviços em detrimento de concorrentes


	Usina da Aperam: empresa se comprometeu a encerrar em até nove meses todos os contratos vigentes com seus distribuidores para enquadrá-los à novas regra
 (Daniel Mansur)

Usina da Aperam: empresa se comprometeu a encerrar em até nove meses todos os contratos vigentes com seus distribuidores para enquadrá-los à novas regra (Daniel Mansur)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2015 às 14h00.

Brasília - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) multou em R$ 5,574 milhões a Aperam Inox América do Sul por abuso de posição dominante no mercado brasileiro de aço inoxidável.

A multa resultou de constatação pelo tribunal de defesa da concorrência de que a Aperam oferecia vantagens econômicas a sua distribuidora Amib Serviços em detrimento de concorrentes.

Entre as vantagens estavam descontos lineares, fixação de volumes que podiam ser adquiridos por concorrentes com o intuito de dificultar a importação de aço inox, recusa em vender a concorrentes por meio da imposição de condições abusivas a distribuidores independentes.

A denúncia foi feita pela Inox-Tech Comércio de Aços Inoxidáveis e pelo Sindicato Nacional da Indústria de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos (Sicetel).

A Aperam e o Cade firmaram um Termo de Compromisso de Cessação (TCC) no qual a empresa reconheceu a prática anticompetitiva e se comprometeu a encerrar em até nove meses todos os contratos vigentes com seus distribuidores para enquadrá-los à novas regras, que exclui os descontos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas inglesasCompetiçãoAperamCade

Mais de Brasil

Empresa de engenharia aposta em equipes globais contra falta de mão de obra

Quadrante aposta em ciclo de investimentos com 50 projetos no país

Estádio Mané Garrincha rescinde contrato de naming rights com BRB

Fim da escala 6x1: o que acontece após aprovação na CCJ da Câmara