Exame Logo

Bolsonaro indica tenente-coronel da reserva para diretoria da Anvisa

Kormann está na equipe do ministro da Saúde como secretário executivo adjunto da pasta. A indicação precisa ser aprovada pelo Senado

Bolsonaro: caso Kormann seja aprovado pelo Senado, ele entra na vaga que será aberta com o término do mandato da farmacêutica Alessandra Bastos Soares (Adriano Machado/Reuters)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de novembro de 2020 às 09h49.

Última atualização em 12 de novembro de 2020 às 09h53.

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Senado Federal, para apreciação, o nome do tenente-coronel do Exército para ocupar uma vaga na diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ). Atualmente, Kormann está na equipe do ministro da Saúde , Eduardo Pazuello, como secretário executivo adjunto da pasta. A mensagem de envio da indicação foi publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União (DOU).

O Ibovespa voltou a bater os 100 mil pontos. Saiba como aproveitar o vaivém da bolsa com a EXAME Research

Kormann atua na Saúde desde maio, quando o órgão ainda estava sob o comando do oncologista Nelson Teich. Na ocasião, ele foi nomeado para o cargo de diretor de programa. Em junho, Kormman foi promovido a secretário executivo adjunto. Para assumir o posto na Anvisa, Kormann precisa ter o nome aprovado por uma comissão e pelo plenário do Senado. Se passar, ele entra na vaga que será aberta com o término do mandato da farmacêutica Alessandra Bastos Soares, em 19 de dezembro de 2020.

Em outubro, o presidente Bolsonaro havia enviado para essa vaga um outro nome, o de Roberto Ferreira Dias, atual diretor do Departamento de Logística em Saúde da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde. No entanto, em seguida Bolsonaro desistiu do nome. O cancelamento da indicação ocorreu depois da divulgação de informações de que Roberto Dias estaria envolvido na autorização de um contrato de R$ 133,2 milhões suspeito de conter irregularidade.

Também no mês passado, outras quatro indicações de Bolsonaro para a Anvisa foram aprovadas pelo Senado. Dentre elas, a confirmação do contra-almirante da Marinha Antônio Barra Torres como diretor-presidente do órgão. Antônio Barra já estava à frente da agência, como interino, desde o início do ano. Ele e outros três diretores da Anvisa - o advogado Alex Machado Campos a farmacêutica Meiruze Sousa Freitas e a médica Cristiane Rose Jourdan Gomes - foram nomeados na semana passada.

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame