Brasil

Aprovação de Lula cai de 54% para 51%, segundo pesquisa Genial/Quaest

A melhor avaliação de Lula acontece na região Nordeste, com 68%

O governo do petista foi avaliado como negativo por 34% dos entrevistados (Ricardo Stuckert/Divulgação)

O governo do petista foi avaliado como negativo por 34% dos entrevistados (Ricardo Stuckert/Divulgação)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter colaborador

Publicado em 6 de março de 2024 às 08h04.

Última atualização em 6 de março de 2024 às 08h24.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve seu trabalho aprovado por 51% dos brasileiros, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 6. No levantamento anterior, de dezembro, o petista tinha 54% de apoio.

A melhor avaliação de Lula acontece na região Nordeste, com 68%. A pior é no Sul, com 40%. Centro-Oeste/Norte registrou 50% de aprovação e o Sudeste, 44%.

Entre as mulheres, a aprovação caiu de 55% para 51%. Também houve queda entre o público masculino, indo de 52% para 51%.

Para quem ganha até dois salários mínimos, o trabalho de Lula é aprovado por 61%. Por outro lado, é desaprovado por 51% dos que ganham entre dois e cinco salários mínimos e por 54% dos que recebem mais de cinco salários mínimos.

Já o governo do petista foi avaliado como negativo por 34% dos entrevistados, aumento de cinco pontos se comparado com o último levantamento, em dezembro de 2023.

Rumos da economia

A pesquisa investigou ainda a percepção da população sobre a economia. Entre os entrevistados, 38% afirmam que a economia do Brasil piorou nos últimos 12 meses, 34% acham que ficou do mesmo jeito, enquanto apenas 26% acham que melhorou.

O otimismo sobre o futuro da economia também diminuiu e atingiu o menor patamar desde o começo da série histórica. Os otimistas agora são apenas 46% (-9 pontos), contra 31% dos pessimistas (+6 pontos).

Mesmo sendo um indicador sazonal, chamou a atenção na pesquisa o fato de que 73% dos brasileiros afirmam que viram os preços de alimentos crescerem no último mês. O IPCA de alimentos acelerou nos últimos meses.

Para essa pesquisa Genial/Quaest foram ouvidas 2.000 pessoas, presencialmente, entre 25 e 27 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Acompanhe tudo sobre:Governo LulaLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Veja como votou cada deputado na proposta do pacote de corte de gastos

TSE forma maioria para rejeitar candidatura de suspeito de envolvimento com milícia

Fim do DPVAT? Entenda o que foi aprovada na Câmara e o que acontece agora

IFI: governo precisa de superávits primários de 2,4% para estabilizar dívida pública