Brasil

Alexandre de Moraes determina à PF prisão de blogueiro Oswaldo Eustáquio

Alvo de investigações por atos antidemocráticos, jornalista vinha fazendo ataques ao processo eleitoral e apoiando manifestações no quartel-general do Exército

 (Instagram/Reprodução)

(Instagram/Reprodução)

AO

Agência O Globo

Publicado em 26 de dezembro de 2022 às 19h51.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou à Polícia Federal a prisão do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio. Alvo de investigação por atos antidemocráticos, Eustáquio vinha fazendo ataques ao processo eleitoral e apoiando manifestações no quartel-general do Exército.

O pedido de prisão partiu da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República (PGR), mas está sob sigilo. A informação foi antecipada pelo jornal "Folha de S.Paulo" e confirmada pelo GLOBO.

O jornalista já havia sido preso em 2020, durante o inquérito dos atos antidemocráticos. Com a nova ordem do ministro, deve retornar à prisão.

Em suas redes sociais, ele vinha divulgando vídeos e manifestações que colocavam em dúvida a credibilidade do sistema eleitoral. Divulgou, por exemplo, uma transmissão de vídeo que apontava supostas falhas em determinados modelos das urnas eletrônicas, sem comprovação.

Ele se candidatou a deputado federal neste ano, pelo União Brasil, mas não se elegeu

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Polícia FederalSupremo Tribunal Federal (STF)Alexandre de Moraes

Mais de Brasil

Moraes mantém prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, mas proíbe visitas por 30 dias

PGR defende manutenção de prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

O que muda com o acordo entre TSE e big techs para as eleições de 2026?

Tarifaço: EUA queriam que Brasil barrasse acesso da China a minerais críticos; leia outros pedidos