Startup PlayerUm lança o primeiro "podcast gamificado"

Plataforma é customizável e reúne uma roleta, perguntas de múltipla-escolha e vídeos explicativos de diferentes temas

A startup PlayerUm lança neste ano um projeto especial de um podcast gamificado. Em comemoração aos 10 anos da marca, a agência aproveitou o sucesso do episódio com Bernardinho, técnico, empreendedor, executivo e grande liderança da área esportiva, e criou uma plataforma que inclui um jogo adaptado para o seu podcast PlayerTalks. O game, que promove maior absorção de conteúdo em um formato inovador, reúne uma roleta, perguntas de múltipla-escolha, vídeos explicativos de diferentes temas (liderança, inovação, gamificação, experiência e tecnologia), pontuação, ranking e até conteúdo compartilhável.

De acordo com a recente pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters (Pod Pesquisa 2020), a estimativa é que o Brasil tenha 34,6 milhões de ouvintes de podcast. Ou seja, praticamente 8% da população. E mesmo com a pandemia, o mercado nacional segue em ascensão: publicado pela Voxnest, o relatório State of the Podcast Universe aponta que o Brasil lidera o ranking de países onde a produção de podcasts mais cresceu desde o início de 2020. Para Flávio Stoliar, CEO da PlayerUm, "o podcast já é uma realidade e faz parte de um mercado ainda mais promissor. Os números de ouvintes crescem cada vez mais e, claro, a qualidade do conteúdo que é oferecido também. Nosso objetivo foi mostrar a infinidade de meios existentes no mundo virtual para se transmitir e entregar uma mensagem. O podcast é uma mídia de transmissão de informações que também pode ficar ainda mais divertido, usando a gamificação. Usamos a nossa expertise para inovar e criar a plataforma de podcast gamificado PlayerTalks;” analisa.

Para Mauro Wainstock, sócio-fundador do HUB 40+ e apoiador do projeto, muito além de uma saudável disputa, os games se transformaram em uma agradável forma de integrar gerações: “Particularmente nas gerações mais velhas, os jogos propiciam comprovados benefícios para a saúde mental e para o envelhecimento ativo, estimulando a criatividade, a concentração, a memória e o raciocínio. Também favorecem a inclusão digital, desmistificando certos mitos sobre a tecnologia. Além disso, a gamificação não se restringe apenas ao ambiente social. Pelo seu dinamismo, interatividade e convite à ação, ela vem assumindo crescente destaque em ações mercadológicas e na educação corporativa, sendo utilizada, sobretudo, para potencializar a comunicação em treinamentos e eventos virtuais, que unem quiz, vídeos, ranking e premiações,” analisa.

Pesquisa realizada pela Global Web Index detectou um aumento de 32% nos últimos 3 anos no número de jogadores entre 55 e 64 anos. O índice cresceu em todas as faixas etárias e teve como principal destaque os jogadores acima dos 45 anos – uma alta de 17% no ano, percentual superior ao dos demais grupos. Para 2021, a previsão do eMarketer é que o investimento em publicidade em podcast ultrapasse a marca de US$ 1 bilhão no mercado norte-americano.

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