EXAME Agro
Acompanhe:

Ministros discutem criação de agência de informações agropecuárias

A estruturação da agência foi debatida pelos ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do MDA Paulo Teixeira

Agro: A estrutura de uma agência já vinha sendo defendida por Fávaro (Jefferson Rudy/Agência Senado)

Agro: A estrutura de uma agência já vinha sendo defendida por Fávaro (Jefferson Rudy/Agência Senado)

E
Estadão Conteúdo

12 de janeiro de 2023, 18h00

Os Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) estudam a criação de uma agência de informações agropecuárias para atuar no âmbito da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A estruturação da agência foi debatida pelos ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do MDA Paulo Teixeira, em reunião na manhã desta quinta-feira, 12, informaram as pastas em nota.

A estrutura de uma agência já vinha sendo defendida por Fávaro, que propõe uma agência aos moldes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para disponibilizar informações e previsões de mercado aos produtores rurais.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia.

Além da agência, os ministros discutiram adotar políticas públicas de apoio à comercialização da produção e o compartilhamento de um orçamento entre as pastas.

"Estamos trabalhando alinhados para que os grandes produtores tenham acesso à pesquisa e desenvolvimento tecnológico para continuarem na vanguarda da produção sustentável de alimentos de qualidade e para que os médios e pequenos produtores recebam o devido suporte para produzir e se desenvolverem com excelência", disse Fávaro na nota.

O fortalecimento da produção foi outro assunto debatido entre os ministros. "Tivemos os melhores diálogos possíveis para fazer com que a agricultura familiar e a grande agricultura brasileira caminhem na mesma direção de produzir alimentos saudáveis e baratos para o povo brasileiro e também para a exportação", afirmou Teixeira.