Economia

Saiba se este é um momento para investir no exterior

Dolarização de ativos e oportunidade com taxa de juros nos Estados Unidos em alta indicam um bom “timing”

Segundo especialistas, é um bom momento para começar a investir em ativos dolarizados, já que a moeda norte-americana se fortalece com a diminuição do diferencial de juros e esse fluxo financeiro. (Witthaya Prasongsin/Getty Images)

Segundo especialistas, é um bom momento para começar a investir em ativos dolarizados, já que a moeda norte-americana se fortalece com a diminuição do diferencial de juros e esse fluxo financeiro. (Witthaya Prasongsin/Getty Images)

EXAME Solutions
EXAME Solutions

EXAME Solutions

Publicado em 13 de maio de 2024 às 15h00.

Após entender que investir no exterior diversifica o portfólio, protege o patrimônio de oscilações macroeconômicas e é altamente seguro, a pergunta é: esse é um bom momento para começar?  A resposta, segundo especialistas da Nomad, é sim. Isso porque o investimento em ativos dolarizados é recomendado como uma alocação estrutural para uma carteira de investimentos.

A intenção é que, de acordo com o perfil de investidor e objetivos, ele determine a fatia mais recomendada para dolarizar seus ativos, evoluindo essa proporção ao longo do tempo.

O cenário atual é um bom exemplo de momento em que essa estratégia tende a compensar. Com a dificuldade em atingir a última milha no processo desinflacionário, os Estados Unidos devem manter os juros mais altos por mais tempo. Isso pressiona ativos de risco, à medida que juros altos desestimulam o crescimento e aumentam a atratividade de ativos como a renda fixa.

É um contexto positivo para começar a investir em ativos dolarizados, já que a moeda norte-americana se fortalece com a diminuição do diferencial de juros e esse fluxo financeiro. A renda fixa americana é um destaque para essa estratégia, já que seus dividendos estão diretamente atrelados ao juro básico dos EUA.

O presidente do Banco Central dos Estados Unidos, Jerome Powell, afirmou recentemente que o Federal Reserve vai manter os juros da economia americana no atual patamar pelo tempo que for necessário. No início de maio, a autoridade monetária decidiu pela manutenção da taxa entre 5,25% e 5,5% pela sexta vez consecutiva.

Powell reforçou o compromisso do Fed em levar a inflação à meta de 2% ao ano. E sinalizou que a autoridade monetária pode levar mais tempo que o previsto para ganhar confiança nos dados para iniciar um ciclo de alívio da taxa.

Portanto, juros altos nos Estados Unidos por mais tempo representam oportunidade de investimento em moeda forte e em uma renda fixa atrelada à taxa básica daquele país.

Acompanhe tudo sobre:Investir Nomadbranded-content

Mais de Economia

Caged: emprego cresce pelo 4º mês e Brasil abre 240 mil vagas com carteira assinada em abril

Taxa de desemprego fecha abril em 7,5%, o menor resultado para o mês desde 2014

Brasil melhora, mas continua no top 10 dos países mais difíceis para negócios no mundo

Governo deve anunciar ajuda de R$ 15 bilhões a grandes empresas gaúchas nesta quarta-feira

Mais na Exame