PME

10% das empresas não usam computadores, aponta Ipsos

A pesquisa mostrou ainda que 40% dos pequenos empresários não utilizam rede sem fio

Quem não usa computador diz que não precisa do equipamento para fazer o negócio funcionar (.)

Quem não usa computador diz que não precisa do equipamento para fazer o negócio funcionar (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

São Paulo - A Ipsos, a pedido da Intel, realizou uma pesquisa com 1500 empresas brasileiras para mapear o uso de tecnologia no ambiente corporativo. Foram consultadas desde as micro até as grandes companhias. Menos de 10% das empresas consultadas não usam computadores, a maioria justifica dizendo que não precisa do equipamento para fazer o negócio funcionar.

Do total dos negócios que tem computadores, 38% já contam com um departamento específico para a área de TI. Além disso, 80% dos entrevistados usam tecnologia principalmente para troca de emails e 45%, para sistemas de venda.
 
Segundo o estudo, 40% dos pequenos empresários optam por um computador desktop como servidor e ainda não utilizam o sistema de rede sem fio. São poucos os que usam a ferramenta de trabalho remoto, 27% das empresas consultadas. Para o gerente de marketing da Intel no Brasil, Cássio Tietê, apesar da maior parte das empresas possuírem computadores, eles não são usados com o máximo de eficiência.

Outras duas pesquisas sobre o mesmo assunto, divulgadas neste ano, indicam que a tecnologia é mesmo uma preocupação dos empresários. Um dos estudos, realizado pelo Google na América Latina, mostrou que 60% das pequenas empresas usam internet para propaganda. Em outra pesquisa, conduzida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil e pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, os dados indicam que as pequenas empresas brasileiras estão mais empenhadas em usar celulares corporativos e conexão 3G.
 

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresEmpreendedoresEmpreendedorismoPequenas empresas

Mais de PME

Mais na Exame