Mercados

Erro operacional em queda de Wall St é um provável mito

De acordo com pessoas que programam sistemas de operação para investidores e dealers, um erro tão grande é improvável

Quinta-feira negra em Wall Street inclui a queda generalizada dos mercados (.)

Quinta-feira negra em Wall Street inclui a queda generalizada dos mercados (.)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2010 às 23h23.

Nova York - O operador que supostamente desencadeou uma assustadora deterioração dos mercados norte-americanos provavelmente é um mito.

Logo após o índice Dow Jones perder 6 por cento em 10 minutos, surgiram rumores de que um operador provocou a queda das bolsas nos EUA ao ativar erroneamente uma ordem maciça de vendas.

Mas os rumores carecem de detalhes ou, quando se mencionou o nome da companhia financeira, não houve sinais de que alguém teria cometido tal erro.

De acordo com pessoas que programam sistemas de operação para investidores e dealers, um erro tão grande é improvável por conta da crescente segurança disponibilizada por meio de softwares introduzida nos últimos anos para evitar a ativação errônea de grandes ordens.

A falta de uma causa humana alimentou a suspeita de que a queda generalizada dos mercados na quinta-feira possa ter sido provocada por uma falha na estrutura do mercado ou por um erro no programa automático de operações, o que tem apontado os computadores como os causadores da falha operacional.

"Se você comete um grande erro, você pode destruir todo o seu capital", disse Lawrence Harris, professor de finanças da USC Marshall School of Business. "A segurança da empresa depende da fidelidade desses sistemas", acrescentou.

"Vejo a história do erro operacional como improvável", afirmou Harris.

Inicialmente, os rumores se concentraram no Citigroup. Em princípio, o banco disse que estava investigando a possibilidade de um erro operacional ter sido cometido, mas na manhã desta sexta-feira a companhia declarou que não há base para tal especulação.

"Com base em nossa revisão, os rumores sobre um erro operacional cometido pelo Citi não têm fundamento. É perturbador que rumores imprecisos e infundados tenham ido tão longe", disse por e-mail a porta-voz do Citi, Shannon Bell.

Os rumores sobre o que aconteceu na quinta-feira variam, mas no geral envolvem um operador que vendeu 16 bilhões de dólares em contratos futuros ou de um fundo negociado em bolsa, quando ele ou ela, na verdade, queria vender 16 milhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresCrises em empresasMercado financeirowall-street

Mais de Mercados

Encruzilhada fiscal impulsiona dólar a R$ 5,43, mesmo com sinais de alívio no exterior

Chance de corte de juro pelo Fed até setembro avança a 70,9%

Ibovespa cai mais de 1% após discurso de Lula; dólar dispara a R$ 5,40

Fomc, CPI dos EUA, discurso de Powell e Suzano (SUZB3): o que move o mercado

Mais na Exame